Tudo pronto para começar a gincana ambiental em Trajano

Grupo vencedor fará viagem de conhecimentos e receberá um prêmio

Gritos de alegria, correria, diversão, disputa, recolhimento de materiais inutilizáveis como garrafas pets, latas de alumínio e até resto de óleo de cozinha inutilizado. Essas são algumas das ações que a Gincana Ambiental realizada pela Prefeitura de Trajano de Moraes, na Região Serrana, fará a partir desta sexta-feira (26), nas escolas públicas da cidade e nos distritos. As atividades ocorrem sob coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O evento envolveu há aproximadamente um mês, as escolas municipais da cidade e dos distritos, e deve movimentar mais 500 alunos divididos em grupo de 20 cada. De acordo com o secretário Municipal do Meio Ambiente Mario Luiz Baía Almeida, a Gincana Ambiental tem como foco principal os cuidados com meio ambiente e preservação.

“Quero agradecer aqui a pessoa do prefeito Rodrigo Viana, do vice Jorge Diniz e do secretário de Educação Elielton Riguete, pelo espaço. Vamos através desta gincana, promover a integração entre os jovens e fazer com que os mesmos se conscientizem na preservação do nosso maior patrimônio: o ambiente”, disse.

Ainda segundo o secretário, uma das metas também manter viva a preservação dos rios. “Quero estimular a solidariedade, a cooperação e o respeito entre os moradores dos distritos de Trajano de Moraes situados na bacia do rio Macabu, gerando melhora na qualidade de vida de todos que residem ou interagem de alguma forma com estes distritos. A Gincana será oficialmente um calendário de atividades”, acrescentou.

Para fechar com chave de ouro essas atividades, as escolas realizam ainda nos dias 30 e 31 deste mês, mais uma etapa da gincana, que consiste na apresentação e avaliação dos materiais produzidos pelos alunos desde o início do mês. Vão participar da Gincana Ambiental estudantes das Escolas Municipais e Estaduais de Sodrelândia, Tapera, Ponte Nova, Maria Mendonça e Ponte Zinco.

As premiações ocorrerão no dia 5 de junho. “As turmas campeãs receberão as seguintes premiações: visita ao Horto Municipal de Trajano de Moraes, uma viagem para o Horto Municipal Santos Lima no município de Santa Maria Madalena, além da premiação para a escola com maior pontuação, incluindo premio para melhor redação de cada escola”, explicou.

Os alunos disputam ainda redação com tema ambiental. Os membros da equipe produzirão individualmente os textos. Um dos temas é a “Transposição do Rio Macabu” que serão corrigidos pelos professores de Língua Portuguesa de todos os Colégios. O melhor texto de cada equipe, receberá notas de 10 a 50 pontos. O texto deverá ser inédito”, concluiu Mário.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/tudo-pronto-para-comecar-a-gincana-ambiental-em-trajano/