maio 16 2017

Trajano tem turismo e cultura na rota de fortalecimento do Governo Federal

Diante da crise financeira do País, projetos culturais podem se tornar rentáveis para o município

Fortalecer a comunicação entre a esfera federal e a gestão municipal, estabelecendo espaços de diálogo e uma parceria com resultados positivos. Esse foi o principal objetivo do encontro realizado nesta terça-feira, (16), do chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura (MinC), José Haddad com o prefeito Rodrigo Viana e equipe de governo. Na pauta, além da troca de experiências e conhecimentos, destaque para a discussão de políticas públicas, financiamento e gestão de espaços culturais.

Aprimorar o governo municipal e promover a sustentabilidade em longo prazo dos equipamentos culturais e o turismo na cidade. Esses são alguns dos objetivos da visita de José Haddad, que destacou durante o encontro os atrativos culturais detidos na cidade, como exemplo as histórias preservadas nas fazendas, e casarões. “Trajano tem um potencial enorme. Isso pode ajudar a fortalecer a economia da região. Quero que os projetos culturais se tornem turísticos e, como consequência, rentáveis.”, disse Haddad.

Por conta da crise financeira que assola o estado, investimentos no setor de Turismo podem alavancar e fortalecer a economia. Os rios e cachoeiras espalhados nos mais de 589 mil quilômetros quadrados de terra de Trajano, foi citado como um dos potenciais. “Nesse momento, com a escassez de recursos, o grande desafio é desenvolver a cultura e turismo com criatividade, perseverança e parceria. Nossa parte estamos fazendo”, destacou o prefeito Rodrigo Viana, frisando que já trabalha em projetos voltados para a captação de recursos para a cidade.

Rodrigo lembrou como um fato positivo a divisa territorial. “Temos como cidade vizinha Bom Jardim, Conceição de Macabu, Cordeiro, Macaé, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto. Mas para que o turismo em nossa cidade ganhe a credibilidade da população desses municípios precisamos que essa parceria com a Regional de certo. Acredito veemente no potencial de nosso município”, afirmou Rodrigo.

Atualmente a regional funciona como um canal com o Ministério da Cultura, o estado e os municípios. Considerada importante, ela aproxima também Brasília das cidades. “Um dos objetivos da visita de José Haddad, representado a Regional é promover encontros futuros de Trajano com outras cidades. Dessa forma trocar experiências e até realizar workshops, com a meta de fortalecer a cultura num todo. E isso dá certo”, comentou o vice-prefeito Jorge Diniz.

A Regional está fazendo no estado um diagnóstico da situação dos equipamentos culturais. “Tenho absoluta certeza que a MinC, irá colaborar, e muito para o bom desenvolvimento da cultura e consequentemente o aquecimento do turismo em Trajano de Moraes”, acredita o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Elielton Riguete.

Esse foi o primeiro passo da MinC em Trajano de Moraes. “A ideia é que a partir de agora, nossa cidade faça um levantando da situação dos patrimônios de responsabilidade federal, municipal e estadual. E que isso sirva de base para o desenvolvimento de políticas para o ministério”, concluiu o coordenador municipal de Cultura, Eliandro Garcia, o Sassá.

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-tem-turismo-e-cultura-na-rota-de-fortalecimento-do-governo-federal/