maio 16 2017

Trajano tem turismo e cultura na rota de fortalecimento do Governo Federal

Diante da crise financeira do País, projetos culturais podem se tornar rentáveis para o município

Fortalecer a comunicação entre a esfera federal e a gestão municipal, estabelecendo espaços de diálogo e uma parceria com resultados positivos. Esse foi o principal objetivo do encontro realizado nesta terça-feira, (16), do chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura (MinC), José Haddad com o prefeito Rodrigo Viana e equipe de governo. Na pauta, além da troca de experiências e conhecimentos, destaque para a discussão de políticas públicas, financiamento e gestão de espaços culturais.

Aprimorar o governo municipal e promover a sustentabilidade em longo prazo dos equipamentos culturais e o turismo na cidade. Esses são alguns dos objetivos da visita de José Haddad, que destacou durante o encontro os atrativos culturais detidos na cidade, como exemplo as histórias preservadas nas fazendas, e casarões. “Trajano tem um potencial enorme. Isso pode ajudar a fortalecer a economia da região. Quero que os projetos culturais se tornem turísticos e, como consequência, rentáveis.”, disse Haddad.

Por conta da crise financeira que assola o estado, investimentos no setor de Turismo podem alavancar e fortalecer a economia. Os rios e cachoeiras espalhados nos mais de 589 mil quilômetros quadrados de terra de Trajano, foi citado como um dos potenciais. “Nesse momento, com a escassez de recursos, o grande desafio é desenvolver a cultura e turismo com criatividade, perseverança e parceria. Nossa parte estamos fazendo”, destacou o prefeito Rodrigo Viana, frisando que já trabalha em projetos voltados para a captação de recursos para a cidade.

Rodrigo lembrou como um fato positivo a divisa territorial. “Temos como cidade vizinha Bom Jardim, Conceição de Macabu, Cordeiro, Macaé, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto. Mas para que o turismo em nossa cidade ganhe a credibilidade da população desses municípios precisamos que essa parceria com a Regional de certo. Acredito veemente no potencial de nosso município”, afirmou Rodrigo.

Atualmente a regional funciona como um canal com o Ministério da Cultura, o estado e os municípios. Considerada importante, ela aproxima também Brasília das cidades. “Um dos objetivos da visita de José Haddad, representado a Regional é promover encontros futuros de Trajano com outras cidades. Dessa forma trocar experiências e até realizar workshops, com a meta de fortalecer a cultura num todo. E isso dá certo”, comentou o vice-prefeito Jorge Diniz.

A Regional está fazendo no estado um diagnóstico da situação dos equipamentos culturais. “Tenho absoluta certeza que a MinC, irá colaborar, e muito para o bom desenvolvimento da cultura e consequentemente o aquecimento do turismo em Trajano de Moraes”, acredita o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Elielton Riguete.

Esse foi o primeiro passo da MinC em Trajano de Moraes. “A ideia é que a partir de agora, nossa cidade faça um levantando da situação dos patrimônios de responsabilidade federal, municipal e estadual. E que isso sirva de base para o desenvolvimento de políticas para o ministério”, concluiu o coordenador municipal de Cultura, Eliandro Garcia, o Sassá.

 

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-tem-turismo-e-cultura-na-rota-de-fortalecimento-do-governo-federal/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support