Trajano participou da Pré-Conferência Municipal de Cultura em Macuco

O município de Macuco realizou, no último dia 20 de agosto, no auditório do Macuco Rural Parque, a Pré-Conferência Municipal de Cultura. O evento foi iniciado na parte da manhã com a realização do Encontro de Gestores do Fórum Serrano de Gestão Pública de Cultura e contou com a participação de 15 municípios da região.

O gestor Sílvio Leal, secretário municipal de Cultura de Cachoeiras de Macacu, foi quem presidiu o encontro e destacou a importância dos projetos circulares e do Plano Municipal de Cultura.

Após o almoço, o assunto abordado foi o Sistema Nacional da Cultura, quando Marcelo Veloso, chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura, enfatizou a importância da fusão entre educação e cultura e, principalmente, a participação das escolas para o desenvolvimento da cultura local.

Na ocasião, a assessora cultural de Macuco, Maria Fernanda Fellows, falou sobre a importância da implantação dos projetos circulares nos municípios. “Os projetos circulares surgiram através do fórum de gestores dos 15 municípios, após a catástrofe de janeiro de 2011, no município de Nova Friburgo. O fórum foi o principal responsável pela ideia dos projetos circulares, um rico investimento cultural para os municípios que vai sair, provavelmente, no início do ano de 2013. Não tem contrapartida do município, e após o projeto o material será do município. Um projeto onde tem por proponente o Sebrae-RJ”, explicou.

O secretário municipal de Cultura de Macuco, Antônio Carlos Gonçalves Fonseca, o Carlinhos, como é mais conhecido, também destacou a importância do trabalho da Educação e Cultura, juntas, em prol do crescimento e desenvolvimento cultural local.

O evento contou com a participação de autoridades municipais, sociedade civil, secretário municipal de Cultura do município de Macuco e conselheiros municipais da região.

O município de Trajano de Moraes também esteve presente ao evento, representado pelo Diretor de Cultura Weber José Gomes, que tem realizado um grande trabalho a frente da cultura trajanense.

Texto extraído e adaptado do Jornal da Região

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-participou-da-pre-conferencia-municipal-de-cultura-em-macuco/