maio 12 2017

Trajano de Moraes tem meta ambiciosa: aplicar 100% dos recursos do PNAE em produtos locais para merenda escolar

Com intuito de fortalecer a Agricultura Familiar a Secretaria de Educação de Trajano de Moraes vem adquirindo produtos alimentícios para uso na merenda escolar com recursos do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar

Com intuito de fortalecer a Agricultura Familiar a Secretaria de Educação de Trajano de Moraes vem adquirindo produtos alimentícios para uso na merenda escolar com recursos do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, que tem como suas principais diretrizes fornecer aos alunos uma Alimentação Saudável e Adequada, e para atingir esse objetivo recebe recursos por meio do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, estabelecendo que um mínimo 30% destes recursos sejam investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar, estimulando a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico das comunidades.

As ações, em parceria com o Sebrae, Emater e Secretaria de Agricultura, vêm orientando gestores públicos através de consultoria direcionada para Chamada Pública, Elaboração de Cardápio, Levantamento da Produção Local, Cotação de Preços e seleção dos Projetos Vendas, impactando positivamente a economia regional, através da aquisição de gêneros alimentícios produzidos localmente.

Complementarmente, a Emater atua junto aos produtores para emissão da documentação necessária para venda para órgãos públicos (DAP – Declaração de Aptidão para o Pronaf) e no levantamento da produção agrícola local para auxiliar na elaboração dos cardápios das escolas.

À Secretaria de Agricultura, cabe o papel de divulgar os editais para os produtores, bem como auxiliar a logística de entrega dos produtos nas escolas, incentivando pequenos produtores a realizar entregas em diversas unidades do município.

A Secretaria de Educação, gestora dos recursos, tem aplicado cerca de 90% dos recursos recebidos do FNDE direto na agricultura familiar e tem como objetivo chegar a 100%. Em fevereiro deste ano foi publicada a primeira Chamada Pública do município, onde foram adquiridos 18 produtos na sua maioria orgânicos, todos produzidos localmente. A segunda Chamada Publica já tem data marcada, segundo o Secretário de Educação Elielton Moreira Riguetti que ressalta a importância dos parceiros envolvidos, mas principalmente a participação dos produtores, que é quem põe o alimento na mesa.

Fonte: Rio Oportunidades 

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-tem-meta-ambiciosa-aplicar-100-dos-recursos-do-pnae-em-produtos-locais-para-merenda-escolar/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support