Trajano de Moraes: carnaval que marcou a união das famílias

No município de Trajano de Moraes o carnaval 2012 entrou para história de seus moradores. Tudo porque o prefeito Carlinhos Gomes, através de sua atuante Secretaria de Turismo, realizou uma grande festa para a sua população. Nos cinco dias de folia, a secretária Flávia Natividade comandou os divertimentos. Moradores e visitantes puderam aproveitar tudo de melhor com desfiles de blocos, bailes com marchinhas carnavalescas apresentadas pela grande Banda Metais Trajanenses e até grandes shows musicais nos palanques espalhados pelo município.

A abertura da grande festa foi sexta-feira, 17, e marcou a cidade com o desfile dos blocos Samba Copo e Unidos da Brasília, que, pela avenida, cantaram e dançaram, mostrando a alegria de um início de carnaval. A noite foi fechada com um show de pagode com Alex Alves (ex-integrante do conjunto Os Morenos). No sábado, à tarde, foi realizada uma animada partida de futebol de homens vestidos de mulheres, o popular “piranhas”, que animou bastante os presentes. Já à meia-noite o Bloco Curto Circuito levou uma grande massa popular para as ruas; e, para fechar bem a festa, o popular Glauco Zulo agradou os presentes com uma apresentação espetacular de baladas e hits sertanejos.

No domingo de carnaval, o Bloco do Bairro Nova Esperança, Uzamigos Folia, Só Cana e Unidos da Brasília foram embalados pela Banda Lua de Mel, brincando pela madrugada afora. Para a segunda-feira, na Praça Nilo Peçanha, no Centro, o Bloco da Melhor Idade e logo depois a segunda edição do Curto Circuito Folia encheram as ruas principais. À meia-noite, direto de Salvador (BA), veio Beto Vale e banda, que, durante 3 horas, embalaram a folia trajanense.

Já no último dia de carnaval, uma matinê atraiu um grande número de famílias na praça principal. Às 22 horas o prefeito Carlinhos e vice Omair convocaram a união dos blocos para desfilarem em agradecimento aos participantes da festa de Momo e, logo depois,  centenas de foliões foram recepcionados pelo grupo de pagode de Macaé Pega Nada, no palco principal, assim, encerrando com chave de ouro o carnaval trajanense.

No 2º distrito Visconde de Imbé, os moradores não ficaram de fora da folia. A secretária Flávia Natividade, preocupada em levar diversão a todos moradores, realizou bailes matinês, apresentou ótimos shows musicais e levou para as ruas blocos animados como Mama Mas Não Baba, Flamengo, Lambe Tudo, Bicho Solto, Concentra Mas Não Sai, Bloco do Becu e Trem que Pula. Para este ano a secretária inovou trazendo para o distrito trajanense o popular bloco de Macaé Suave Veneno, que, tendo à frente os mestres Preto e Boca, moradores do Bairro Nova Holanda, animaram mais ainda o carnaval da simpática comunidade de Visconde de Imbé. “Graças à confiança do prefeito Carlinhos e da primeira-dama Rejane Gomes em minha pessoa, pudemos realizar uma das melhores festas carnavalescas em Trajano de Moraes”, disse Flávia, uma animada foliona que acompanhou quase todos os blocos pelas ruas dos distritos e centro de Trajano de Moraes.

Vale também dizer que, através do pedido da Secretaria de Turismo, o prefeito Carlinhos Gomes realizou matinês nos distritos de Sodrelândia, Tapera, Maria Mendonça e Monte Café (Dr. Elias), bem como em Barra dos Passos, onde Flávia Natividade incentivou a organização do Bloco Língua Maldita que, pela primeira vez na localidade, desfilou alegrando a pequena localidade, onde mora o vice-prefeito Omair Diniz.

Por Geraldo Carvalho

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-carnaval-que-marcou-a-uniao-das-familias/