TRAJANO COMEMORA DIA DO MEIO AMBIENTE COM PALESTRA E PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na terça-feira (5), foi comemorado pela prefeitura de Trajano de Moraes em um encontro organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Este ano, o tema abordado por orientação do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz foi “Preservando a Vida”. Atividades como plantio de árvores, descobertas sobre a coleta seletiva e os problemas que ameaçam o meio ambiente foram desenvolvidas visando promover a reflexão.

A programação foi dedicada aos alunos da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins. Eles tiveram ainda palestras e puderam na parte da tarde, plantar mudas de árvores na Floresta Estadual José Zago – Floe. Por lá os alunos do 5º ano, deram vida a mudas como araçá-boi, ingá, ipê roxo, ipê amarelo e pacová-de-macaco. O objetivo foi despertar neles a conscientização ambiental e o cuidado com a natureza.

Por conta recentemente da paralisação dos caminhoneiros, o evento que estava programado para acontecer neste dia, teve que ser transferido para o final do mês de junho, ou seja, momento em que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente irá apresentar uma feira e lançar projetos de cunho importante para a sociedade de Trajano num modo geral.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente Murilo Portugal, o encontro realizado na Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, foi programado para que o dia não passasse em branco. “Pensamos em fazer algo de forma que conscientizasse as crianças para o futuro de nosso planeta. O funcionário Thalles Riguetti fez uma palestra ilustrativa para os alunos de forma que acredito termos alcançado o objetivo. Mais de 200 alunos participaram dessa ação. Quero agradecer também o empenho e a parceria do coordenador da Floe Ângelo Roberto Zago”, disse Murilo.

A palestra foi dividida em dois turnos e levou aos alunos conhecimento de coleta seletiva e cuidados com a natureza. “Esse é um dos próximos passos que vamos dar agora na gestão pública já neste segundo semestre. A prefeitura já conseguiu através de doação feita pelo Inea um caminhão de coleta seletiva solidária. Em breve esse projeto estará por toda cidade coletando dejetos antes sem destino. Vamos dar uma cara nova aos resíduos de nossa cidade”, acredita o secretário.

No momento do plantio das mudas, Murilo citou que a árvore é o símbolo maior da natureza. “Plantar, cuidar, proteger e defender as árvores significa valorizar todo o verde que ainda existe no planeta e a defesa de nossas florestas está se tornando uma questão de sobrevivência para nossa espécie, devido aos inúmeros problemas ambientais que nós mesmos criamos na Terra. Por isso, todos somos responsáveis”, disse.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-comemora-dia-do-meio-ambiente-com-palestra-e-plantio-de-mudas-de-arvores/