set 17 2018

ATRAVÉS DA PREFEITURA DE TRAJANO MÉDICO ORTOPEDISTA COMEÇA ATENDER NO HOSPITAL FRANCISCO LOMONGI

A Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes deu outro passo em favor da população, através do Hospital Francisco Lomongi. O conceituado médico ortopedista Mauricio Tarrago, agora faz parte do quadro de atendimentos na unidade.  As consultas serão realizadas todas as sextas-feiras, onde o médico vai receber os pacientes com determinados tipos de trauma ósseo e também aqueles que estão em tratamento de alguma patologia ortopédica.

Segundo o prefeito Rodrigo Viana, a saúde do município vem obtendo avanços e melhorias com os atendimentos e adaptado mais especialidades, e melhorado consideravelmente depois da parceria com o Hospital Francisco Lomongi. “Nós temos uma demanda reprimida de ortopedia muito grande no município, é uma das especialidades que tem o maior número de procura na região, em função dos acidentes de moto e carro”, observou o prefeito.

Ainda de acordo com ele, a presença do médico vai facilitar na regulação de pacientes que precisam ir para os hospitais de referência, pois muitas vezes esse paciente vai para o hospital de referência apenas para avaliação do ortopedista. “Aqui em Trajano de Moraes isso será diferente, alguns problemas da área serão solucionados com a presença desse profissional”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

O prefeito destacou que este é um compromisso de seu governo, ampliar as especialidades médicas no município. “A prefeitura nunca prestou tais serviços para a nossa comunidade, e sendo uma promessa minha de campanha, estamos cumprindo com o prometido. Todas essas ofertas ratifica o empenho da nossa gestão municipal em tornar o Sistema de Saúde Público mais acessível e de qualidade para toda população”, acrescentou.

Rodrigo ressaltou ainda que a ampliação dessa especialidade em ortopedia trará vários benefícios, entre esses, menos desgaste dos pacientes, pois tinham que viajar a outras cidades para serem atendidos, e menos gastos para o município, que diminui o número de viagens para atendimento médico. O secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, disse que o municipal vem obtendo avanços e melhorias com os atendimentos nas mais diversas especialidades.

“Ortopedia é uma das especialidades que tem o maior número de procura na cidade e com bastante esforço e dedicação do nosso Prefeito Rodrigo Viana, o vice Jorge Diniz e do presidente do Hospital Riller Diniz, conseguimos essa contratação para ajudar na saúde de nossa população. Acredito que a presença do médico ortopedista, doutor Mauricio Tarrago, vai facilitar na regulação dos pacientes”, declarou Lucas Esteves.

 

 

 

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/projeto-leva-prevencao-para-pais-e-alunos-em-lagoinha-area-rural-de-trajano-de-moraes-2/

set 17 2018

PREFEITURA DE TRAJANO PASSA A EMITIR CARTEIRA PROFISSIONAL EM PARCERIA COM MINISTÉRIO DO TRABALHO

Uma boa notícia para a população de Trajano de Moraes e adjacências. Desde segunda-feira, dia 17, a Prefeitura passou a realizar mais um serviço aos cidadãos: a emissão da carteira de trabalho, primeira e segunda vida. A inauguração do posto de atendimento, localizado na Avenida Castelo Branco, contou com a presença do prefeito Rodrigo Viana, equipe de governo, vereadores e do publico. O atendimento ao público é em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

A inauguração do posto e assinatura do termo cooperação contou com a presença da responsável pelo posto do Ministério do Trabalho na cidade de Cantagalo, Luciana Lontra. “Com a inauguração dessa sala para emissão de carteira de trabalho, nós estamos evitando uma viagem para o trabalhador ter esse documento, menos uma despesa, porque antes ele tinha que ir a Cantagalo, com gastos financeiros e perda de tempo. Agora ficou tudo mais fácil”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.

O prefeito disse ainda que a inauguração possibilitará a prefeitura através da Secretaria Municipal de Administração e Reestruturação, formar uma parceria com o Ministério do Trabalho, para ajudar os trajanenses. “A primeira emissão da carteira pode ser pedida para pessoas acima de 14 anos. Esperamos que todos compareçam a sala do Ministério do Trabalho e solicite a sua. Esse foi mais um passo positivo da gestão em favor de nossa população”, disso o prefeito.

O secretário de Administração e Reestruturação Elair Pinheiro, observou que o trabalhador só tem a ganhar, pois poderá emitir sua carteira sem precisar se deslocar a outras cidades. “Esse serviço que estamos oferecendo é uma forma de respeitar o trabalhador. Agradeço ao prefeito Rodrigo Viana e a Luciana Lontra pelo apoio. Essa foi uma conquistada com empenho e dedicação. Agradeço também ao secretário municipal de Obras Juninho Azevedo pela dedicação – muito obrigado!”, agradeceu Pinheiro. Para a confecção da carteira de Trabalho, não será necessário agendamento.

 

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-passa-a-emitir-carteira-profissional-em-parceria-com-ministerio-do-trabalho/

set 17 2018

PROJETO LEVA PREVENÇÃO PARA PAIS E ALUNOS EM LAGOINHA ÁREA RURAL DE TRAJANO DE MORAES

A prevenção é a melhor forma de promover qualidade de vida, uma vez que ela interfere diretamente em todo o bem estar do indivíduo. Sendo assim, torna-se fundamental orientar para que todo cidadão possa estar informado contra possíveis problemas indesejados. Pensando nessa possibilidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, levou aos alunos de Lagoinha, área rural um ciclo de palestras.

No local, alunos e responsáveis puderam interagir, trocar idéias e experiências com os profissionais da secretaria. A escola fica a mais de 20 quilômetros do Centro da cidade. “Essa atividade fez com que pudéssemos ter um contato educativo direto com as crianças. Esse contato é importante para o crescimento saudável deles e dos responsáveis que participaram”, comentou o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

Com relação à palestra e ação de cuidado e escovação, por exemplo, hoje, apesar dos programas de prevenção e acesso aos atendimentos odontológicos, o índice de cárie ainda é o principal responsável pelos problemas bucais. “A falta de uma higiene bucal adequada e o consumo excessivo de açúcares são os fatores causadores desses problemas”, comentou a dentista Lucilia de Castro Azevedo.

Mudar essa realidade é um dos grandes objetivos do projeto implantado a partir de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, Cultura Esportes e Lazer. Os alunos tiveram ainda palestras com Assistente Social e responsável pelo programa de Saúde Mental, Renata Paula, e com a enfermeira Renata Gomes. Teve ainda atendimento individual para escrabiose com o médico Cubano Over Luis e a enfermeira Michelli Machado.

“O objetivo maior é promover ações de educação preventiva e curativa, além de conscientizar os alunos da importância de manter uma saúde bucal adequada, no caso odontológico. Tais ações buscam uma melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes”, frisou o secretário.

 

 

 

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/projeto-leva-prevencao-para-pais-e-alunos-em-lagoinha-area-rural-de-trajano-de-moraes/

set 14 2018

INICIADA PELA PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES OBRA DE REFORMA DO PARQUE INFANTIL NO DISTRITO DE VISCONDE DE IMBÉ

O parque infantil, em Visconde de Imbé, está sendo reformado para oferecer maior segurança e lazer as crianças. O governo municipal interditou o espaço para a melhora através dos serviços realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, depois do pedido do prefeito Rodrigo Viana e do Vice Jorge Diniz. A previsão é de que o parquinho esteja liberado para uso em algumas semanas. O secretário de Obras Juninho Azevedo esteve no local e acompanhou de perto o início dos trabalhos.

De acordo com ele, a Prefeitura de Trajano de Moraes tem investindo cada vez mais na qualidade de vida das crianças. Prova disso são as aquisições direcionadas para o bem estar coletivo, como por exemplo, a melhoria realizada nos Parques da cidade. “A Secretaria Municipal de Obras vai realizar a troca da areia, além do reparo nos parques como escorregador, tenda de madeira, pintura e manutenção dos demais brinquedos como é o caso da gangorra, cavalinho e de outros equipamentos de ferro. Hoje estou aqui acompanhando essa reforma do parquinho, que em breve vai oferece lazer às nossas crianças”, disse Juninho Azevedo.

No local, homens e máquinas de cortes como ferramentas elétricas industriais, deram início a um sonho antigo dos moradores: a reforma total do espaço. Na primeira etapa as antigas barras de ferro foram cortadas. Para oferecer mais segurança nesse período em que o local estará interditado pela Prefeitura, por conta das melhorias, o portão de acesso foi fechado com um tapume.

“Além da reforma, assim que estiver tudo prontinho, estaremos instalando novos brinquedos e até mesmo reformando os que estiverem em boas condições de uso, dobrando assim o número de crianças brincado do parquinho infantil. Todo o local possuirá brinquedos que são indicados para o uso de crianças. A preservação de locais e equipamentos públicos é um dever de todos os cidadãos. Para isso estaremos disponibilizando uma funcionária”, comentou.

O prefeito Rodrigo Viana, vistoriou o espaço. “A recuperação do parque infantil em Visconde de Imbé representa uma realização importante nesta proposta de valorizar as boas condições dos equipamentos públicos e em ver felicidade de nossas crianças, o futuro de nossa cidade. O local ainda receberá reparos em muros, grades e portões”, destacou o prefeito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/iniciada-pela-prefeitura-de-trajano-de-moraes-obra-de-reforma-do-parque-infantil-no-distrito-de-visconde-de-imbe/

set 12 2018

Audiência Pública referente ao 2º Quadrimestre de 2018 – Saúde

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/audiencia-publica-referente-ao-2o-quadrimestre-de-2018-saude/