dez 14 2018

PREFEITURA DE TRAJANO PROMOVE EM PARCERIA COLETA DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICO

Com objetivo de promover o descarte consciente das embalagens de agrotóxico em todo o município, a prefeitura de Trajano de Moraes em parceria com a Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serra Fluminense através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Agricultura, e Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro – EMATER-RJ apóia e incentiva a coleta seletiva.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, alerta que o produtor que utiliza esse tipo de produto tem a obrigação de devolver a embalagem, pois ela necessita de um descarte correto para não prejudicar o meio ambiente. O trabalho vai proporciona maior conhecimento do perfil da agricultura e pecuária local e das necessidades dos produtores rurais, o que possibilitará melhorias a vida do produtor rural no dia-a-dia no campo.

“A prefeitura está em parceria fazendo a parte dela e contamos com o apoio dos produtores. Após o uso, antes da devolução, cabe ao agricultor realizar a tríplice lavagem das embalagens, conforme a normatização NBR 13968 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Murilo Portugal.

O responsável e encarregado em Trajano de Moraes pela Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serra Fluminense é Geovane Macario de Medeiros. O meio ambiente é o grande beneficiado, uma vez que o descarte correto das embalagens não contamina os lençóis freáticos e cursos d’ água, além de evitar o uso dos recipientes para outros fins, ação que pode levar à morte, dependendo do tipo e quantidade de veneno ingerido.

“O descarte indevido de resíduos de agrotóxicos pode resultar em sérios danos ao homem, animais e ao meio ambiente, por incluírem restos de agrotóxicos nas embalagens vazias. É de suma importância que antes de se fazer a devolução das embalagens vazias, a realização da tríplice lavagem dos equipamentos e embalagens, conforme prevê a legislação“, disse o secretário municipal de Agricultura, Daniel Fagundes.

Para o prefeito Rodrigo Viana, é muito importante o apoio de todos para mais uma realização de coleta de embalagem de defensivos, que com certeza contribui com o meio ambiente, e facilita aos pequenos produtores a entrega das embalagens. “É dever de todos nós devolvermos aos pontos de coleta as embalagens vazias e lavadas, para que estas tenham um destino correto na reciclagem“, ressaltou o prefeito.

 

 

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-promove-em-parceria-coleta-de-embalagens-de-agrotoxico/

dez 12 2018

VAGAS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS COMEÇAM A SER PREENCHIDAS EM TRAJANO DE MORAES

A Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes antecipou o início dos trabalhos dos profissionais do Programa Mais Médicos. Até o momento, o município recebeu a confirmação e ocupação de três vagas das quatros disponibilizadas. Os médicos deverão estar atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Postos de Saúde da Família (PSF). A informação foi divulgada em uma integração feita pela pasta para os novos médicos. O fim da cooperação de Cuba no programa Mais Médicos em novembro deixou a cidade desassistida por alguns dias.

De acordo com o Ministério da Saúde, o novo edital do programa Mais Médicos mostra que os profissionais brasileiros têm escolhido municípios mais vulneráveis do país. De acordo com o balanço divulgado, dos 8.366 médicos que já estão aptos a se apresentar aos gestores locais, 53,3% escolheram cidades com maior vulnerabilidade. Os profissionais que escolheram as periferias das capitais e regiões metropolitanas somaram 17,3%.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, o Ministério da Saúde colocou data limite para o dia 14 de dezembro para que os profissionais desenvolvam seus ofícios na cidade, mas a gestão atual conseguiu adiantar o início. “Nossa equipe se organizou e imediatamente convocou os inscritos para uma integração realizada pelos gestores responsáveis das áreas envolvidas. Já temos três médicos trabalhando”, explicou.

Durante a integração, a pasta apresentou toda a estrutura da Rede Pública Municipal de Saúde. “Puderam se candidatar às vagas os médicos brasileiros com CRM brasileiro ou com diploma revalidado. As inscrições foram até o dia 7 de dezembro pelo site http://maismedicos.gov.br/, que chegou a apresentar instabilidade nos primeiros dias de abertura para cadastramento. Aqui em Trajano estamos aguardado a apresentação apenas de um profissional”, adiantou Lucas Esteves.

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/vagas-do-programa-mais-medicos-comecam-a-ser-preenchidas-em-trajano-de-moraes/

dez 11 2018

IMPORTÂNCIA DO TURISMO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EM TRAJANO É TEMA DE PALESTRA

Considerando que o município de Trajano de Moraes tem grande potencial turístico, o Executivo pretende explorar essa qualidade junto a todas as vertentes. Desta forma o prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz acreditam estar contribuindo para o fortalecimento do setor turístico visando à ampliação e a diversificação da oferta turística na cidade e região. O passo esta sendo dado pela equipe da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, por meio de palestras.

A primeira unidade de ensino contemplada foi o Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva. Alguns alunos participaram de uma palestra sobre incentivo e oferta de oportunidades.  O objetivo de acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo Tiago Pecly, é fomentar a interiorização do desenvolvimento e a diversificação da matriz econômica, ou seja, alavancar de forma sustentável o turismo ecológico em Trajano e distritos.

“A ação é pautada em uma série de atividades e ações com foco nos diferentes tipos de negócios da região. Estamos engajados nessa vertente e tenho certeza que os resultados serão positivos”, avaliou Tiago Pecly. Ele destacou ainda durante a palestra, que o turismo é um importante instrumento para o desenvolvimento socioeconômico, pois promove a inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda.

“A Rota do Desenvolvimento contribui para o fomento do setor turístico enquanto atividade socioeconômica. É um espaço importante para discutirmos ações, projetos e políticas públicas para o desenvolvimento do setor. Vamos expandir essa ação a todas as escolas da Rede Municipal de Ensino participaram da mesma palestra. No momento, o turismo rural está em alta e é o mais palpável para nós. A idéia é perfeitamente viável desde que envolva os municípios”, destacou.

O Plano de Turismo do município, será trabalhado a longo prazo, e vai contar com a implantação de uma rota de turismo rural. “Quero enfatizar também que estamos sempre com as portas abertas para opiniões do setor empresarial, portanto, peço que nos ajudem nessa empreitada para fortalecer a economia, pois é algo que todos almejamos”, projetou o prefeito Rodrigo Viana.

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/importancia-do-turismo-para-o-desenvolvimento-economico-em-trajano-e-tema-de-palestra/

dez 09 2018

TRAJANENSE MATHEUS ROCHA É UM DOS CAMPEOÕES NO ESTADUAL DE KARATÊ 2018 NO RIO DE JANEIRO

O trajanense Matheus Rocha sagrou-se mais uma vez campeão. Desta vez foi Campeonato Estadual de Karatê. O atleta tem apoio e incentivo da prefeitura de Trajano de Moraes, através da Coordenação de Esportes. A atividade esportiva aconteceu no Clube do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. Por foram disputadas as classes: Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Cadete, Júnior, Sub-21, Sênior e Máster.

Ele leva para a cidade de Trajano de Moraes mais duas medalhas: uma de primeiro lugar e outra de terceiro. O evento tem iniciativa da Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro – FKERJ. De acordo com o coordenador de Esportes da prefeitura, Alex Pinheiro, o atleta recebeu o convite para participar do campeonato.

“Enquanto gestão pública, o que a gente vez fazendo por orientação do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorginho Diniz, é apoiar e incentivar nossos atletas. Matheus Rocha é um diamante que nossa cidade tem e que vem sendo lapidado diariamente por uma equipe de profissionais que abraçaram a idéia e está com ele o tempo todo”, disse Alex.

A Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro convidou os atletas, professores, técnicos, árbitros, dirigentes e simpatizantes, para participar do Campeonato Estadual de Karatê. “Tenho um orgulho enorme do meu filho. Ele tem se destacado de forma muito profissional diante as ações que lhe são impostas. O Karatê tem enormes benefícios para o corpo, mente e espírito. Quero agradecer aqui a todos que nos ajudam e torcem pelo Mathues – muito obrigado!”, comentou Thomaz – o Nininho como é mais conhecido, pai do Mathues.

O sensei Leonardo Sá é responsável pelo treino do Matheus. “Agradeço à prefeitura de Trajano de Moraes, ao prefeito Rodrigo Viana, ao coordenador de Esportes, Alex Pinheiro, pelo apoio oferecido, não só ao Karatê . Que em 2019, a parceria com os que levam o nome de Trajano a diferentes cidades do Rio de Janeiro, seja mais uma vez ofertada. Que políticas de incentivos aos munícipes em geral, sejam parte das ações do governo como vem sendo desde o início da gestão”, agradeceu Leonardo.

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajanense-matheus-rocha-e-um-dos-campeooes-no-estadual-de-karate-2018-no-rio-de-janeiro/

dez 09 2018

NASCIMENTO DE JESUS FOI INTERPRETADO EM “AUTO DE NATAL” EM TRAJANO DE MORAES

Em mais uma edição de sucesso, o teatro amador de Trajano de Moraes interpretou a história do nascimento de Jesus, que para os cristãos, é o verdadeiro significado do Natal. O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Eliandro Garcia, conta que o texto é uma metáfora referente à valorização da vida. O evento atraiu ainda a Praça Nilo Peçanha, no Centro da cidade, centenas de pessoas para conferir o evento de perto.

“Durante todo o espetáculo, os atores interpretaram muito sobre esperança. Buscamos através da arte trazer a esperança do nascimento de Jesus Cristo. Mostramos o medo e a preocupação de Maria e José ao saberem que seriam pais, expondo que mesmo com tantas dificuldades que enfrentamos, a vida sempre sobreviverá”, disse.

O evento teve ainda apresentações musicais como Funk Verde, Companhia de Teatro Amador UJT, Escola de Música Zélia Alves Fajardo e Sociedade Musical Trajanense. “Estava tudo muito bonito. Quero parabenizar a todos os evolvidos nesse espetáculo criado, ensaiado e apresentado para nossa população. Destaco os figurinos de época e efeitos especiais de luzes  que compuseram a peça, que atraiu centenas de espectadores a praça”, disse o vice-prefeito Jorginho Diniz.

A idealização e organização do espetáculo são por conta dos próprios trajanenses, com apoio e incentivo da gestão pública municipal. “A apresentação foi uma viagem no tempo, para que os espectadores pudessem entender o verdadeiro significado do Natal. Aproveitamos o momento para também inaugurar a decoração natalina na Praça Nilo Peçanha. Tivemos até a presença de um Papai Noel para encenar o espírito natalino junto às crianças e pais”, acrescentou o secretário.

Ao longo de todo o mês de dezembro as pessoas vão poder fazer um registro no local com foto. “Nosso projeto de decoração natalina realça ainda mais a beleza da cidade produzindo um efeito de alegria e sentimento de confraternização entre os trajanenses e pessoas que nos visitam neste período de celebração cristã. A Prefeitura tem trabalhado para transformar a cidade em um local agradável e contribuindo para que as festas de fim de ano sejam de muita luz e paz”, destacou o prefeito Rodrigo Viana.

 

 

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/nascimento-de-jesus-foi-interpretado-em-auto-de-natal-em-trajano-de-moraes/

Skip to content