Secretarias municipais de Trajano fazem conscientização sobre a água

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

Com iniciativa da secretaria municipal de Educação de Trajano de Moraes em parcerias com o Meio Ambiente, Emater, INEA, Horto Florestal, CEDAE, Vigilância em Saúde, Defesa Civil e Guarda Municipal, está sendo realizada em todo município a semana da reflexão e sensibilização no assunto que refere sobre o tema: Água. Segundo a secretária Rosseline Almeida de Carvalho, hoje há uma preocupação devido  nascentes estarem secando e o desmatamento desenfreado das matas e a maioria dos córregos, riachos e rios estarem servindo de depósitos de lixos numa irresponsabilidade sem igual. E pensando nestes fatos, representantes das instituições da sociedade trajanense reúnem-se numa força tarefa para realizarem uma série de atividades nas escolas e diversas comunidades.

Nos dias 16 e 17, aconteceram palestras em diversas escolas, nos dias 18 e 19, os técnicos da Emater e secretaria do Ambiente (com apoio de material da EMBRAPA) realizaram com presença dos alunos uma simulação de erosão. As ações se deram na Quadra Esportiva de Monte Café, Maria Mendonça, Colégio Estadual João de Moraes Martins e Ciep 279, no centro de Trajano de Moraes.

No dia 20, alunos da rede estarão visitando pontos específicos da hidrografia do município e observarão os pontos negativos das ações humanas na natureza sobre os rios. Alunos da comunidade do Penedo, Serra das Almas, Ponte de Zinco e Ponte Nova também participaram das ações de preservação do meio ambiente.

Para culminar todas as ações de reflexão, as autoridades do município estarão no dia 21 de Março,  às 9 horas da manhã, no centro da cidade para inaugurar um marco divisório das bacias do Rio dos Rios e do Baixo  Paraíba, que fica no meio da Praça Nilo Peçanha. “Gostaria de convidar toda a população para que no dia 21 possamos um papel de responsabilidade com a natureza, assim preparando também nossos jovens para um futuro melhor.” -disse a secretária Rosseline Carvalho.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretarias-municipais-de-trajano-fazem-conscientizacao-sobre-a-agua/