SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO ALERTA POPULAÇÃO PARA OS CUIDADOS CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

A prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Endemias, promove a partir deste mês, uma campanha de orientação e alerta para os cuidados de prevenção contra o mosquito Aedes Aepypti. De acordo com o secretário municipal de Saúde Lucas Esteves, o alerta é para que a população verifique constantemente as residências locais que possam acumular água, evitando assim o surgimento de focos do mosquito, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Segundo ele, o verão, por exemplo, é uma das épocas do ano mais propícias para alta ocorrência do Aedes Aegypti, principalmente com a ocorrência de calor e chuvas constantes. “Nossa intenção a pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice-prefeito Jorginho Diniz é sensibilizar a população sobre os riscos à saúde, bem como mostrar que a prevenção, por meio da eliminação de água parada é o melhor caminho para evitar as doenças transmitidas pelo mosquito”, explicou.

As principais recomendações são de não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, sacos plásticos, lixeiras, pneus e até as calhas de escorrimento de água no telhado. “Os moradores devem fazer uma vistoria semanal na residência ou lote, eliminando todo material que possa estar acumulando água parada.

A preocupação da gestão pública aumenta neste período de dezembro, por conta da incidência de temperatura associada às chuvas. “A orientação é que as pessoas que vão sair de férias nesta época do ano, façam uma inspeção antes de sair de viagem evitando deixar água acumulada em vasos de plantas, por exemplo, a fim de eliminar qualquer tipo de recipiente que acumule água da chuva e contribua na proliferação do mosquito.

Em caso de deslocamento para outra região a Secretaria Municipal de Saúde orienta o uso de repelentes. “Gestantes devem fazer uso do repelente apropriado. A população precisa se conscientizar e combater os focos do mosquito em suas residências. A participação no combate à dengue é fundamental. É importante a colaboração dos moradores, tanto nas ações de prevenção como em aceitar a visita dos agentes”, concluiu Lucas Esteves.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-saude-de-trajano-alerta-populacao-para-os-cuidados-contra-o-mosquito-aedes-aegypti/