nov 01 2018

SAÚDE MUNICIPAL DE TRAJANO ENCERRA ATIVIDADES “OUTUBRO ROSA” COM EVENTO EM TODOS OS POSTOS

A campanha “Outubro Rosa” mobilizou a cidade de Trajano de Moraes em prol da conscientização contra o câncer de mama. Encerrando a série de atividades que foram realizadas durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu em todos os Postos e Unidades Básicas de Saúde do município ações voltadas para a conscientização. A pauta das palestras foi elaborada pelos próprios funcionários.

Esse ano o tema foi: Se toca! Vamos falar de Prevenção? Outubro Rosa, uma campanha para tocar fundo no peito. Essa foi à frase usada no panfleto distribuído a população, e que foi usado para abrir e ilustrar as palestras sobre a conscientização de prevenção contra o câncer de mama. Em todos os lugares o movimento reuniu um público curioso sobre o caso.

As palestras tiveram caráter interativo, para chamar a atenção e estimular a participação da platéia. “O toque nas mamas é fundamental para detectar o tumor na fase inicial. O objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida e amenizar os sintomas do câncer de mama por meio do desenvolvimento das terapias integrativas”, sublinha Lucas Esteves.

O secretário municipal de Saúde, esteve presente em todas as ações do mês e agradeceu em nome do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorginho Diniz o envolvimento de todos na Campanha do Outubro Rosa. “A presença dos agentes comunitários e de endemias, além de servidores da Secretaria Municipal de Saúde e de toda a população foi muito importante. Esse foi um momento de confraternização e avaliação da ação da prefeitura de Trajano de Moraes”, disse o secretário.

Durante as aberturas das palestras, o secretário alertava a população para a importância do trabalho dos agentes e dos funcionários nos Postos e Unidades Básicas de Saúde. “Vale lembrar que na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade”, destacou.

O câncer de mama pode aparecer em homens também. Porém, as maiores atingidas são mulheres, que são alcançadas inclusive na beleza, na autoestima, na alegria, no medo de perder a vida ou o viço. Embora tenha fatores genéticos envolvidos, muito se sabe que grande parte dos cânceres se relaciona fortemente com fatores ambientais e estilo de vida, além de alimentação indevida.

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/saude-municipal-de-trajano-encerra-atividades-outubro-rosa-com-evento-em-todos-os-postos/