SAÚDE DE TRAJANO TEM PROFISSIONAIS HABILITADOS A FAZER TESTES RÁPIDOS DE SÍFILIS, HEPATITE B e C e HIV

Profissionais da Rede Municipal de Saúde de Trajano de Moraes participaram de uma capacitação para a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. O curso foi na cidade de Nova Friburgo e teve a orientação da coordenadora do programa DST-Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde Tereza Polo. De Trajano participou o enfermeiros Ronaldo Lage, Ana Luiza Pecly e a coordenadora de Atenção Básica Michelli Machado.

Os testes vão permitir que profissionais de saúde habilitado, façam o teste e tenham o diagnóstico das doenças em até 30 minutos, permitindo desta forma o início precoce do tratamento. “Com a implantação dos testes facilitaremos o acesso da população aos exames e diminuímos gastos com exames laboratoriais”, explicou Michelli Machado.

A expectativa é de que a realização dos exames inicie na próxima quinzena do mês de novembro. “Estamos aguardando agora apenas a liberação dos testes pelo Ministério. Quero agradecer a capacitação ofertada pelo Município de Nova Friburgo, hoje referência na Região Serrana para o Programa de IST/HIV e Hepatites Virais. Agradecer também ao prefeito Rodrigo Viana e a secretária Ana Paula, por mais essa oportunidade”, destacou.

A partir de agora, os profissionais passam a ser credenciados nacionalmente, ou seja, podendo fazer testes em toda a população que desejar em Trajano de Moraes. “As Hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue, esperma, secreção vaginal através da relação sexual e transmissão vertical. É preciso ter muito cuidado”, acrescentou a secretária municipal de Saúde Ana Paula.

A transmissão da Hepatite B e C, pode ocorrer também, pelo compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens; instrumentos utilizados em uso de drogas injetáveis, inaláveis, acidentes com exposição de material biológico e procedimentos em que não se aplicam as normas adequadas de esterilização preconizadas pelo Ministério da Saúde.

A prevenção é o melhor caminho e pode ser realizada sempre com o uso de preservativos nas relações sexuais, não utilizando materiais cortantes ou agulhas que não estejam devidamente esterilizados e o não compartilhamento de objetos utilizados para utilização de drogas aspiradas e injetáveis.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/saude-de-trajano-tem-profissionais-habilitados-a-fazer-testes-rapidos-de-sifilis-hepatite-b-e-c-e-hiv/