set 12 2018

SAÚDE DE TRAJANO FARÁ NOVAMENTE CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E PÓLIO

Neste sábado (15), a Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, fará mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. O propósito segundo o secretário municipal de Saúde Lucas Esteves é vacinar as crianças que ainda não receberam a dose e que ainda faltam para bater a meta prevista pelo Ministério da Saúde. Desta forma a gestão pública municipal espera aumentar o percentual de crianças imunizadas no município.

O Ministério da Saúde alerta que a vacinação é a única forma de impedir a propagação do vírus do sarampo, que voltou a circular no país, e evitar a reintrodução do vírus da paralisia infantil. “Mesmo quem já recebeu as doses há muito tempo atrás deve se vacinar. A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite (paralisia infantil) começou no dia 6 de agosto deste ano. O público-alvo são as crianças de um de um ano, até quatro anos, 11 meses e 29 dias.

De acordo com a Coordenadora de Epidemiologia e Imunização, Mariana Ecard, a responsabilidade dos pais ou responsáveis é levar os filhos até o Posto de Saúde mais próximo para imunização. “A recomendação é que todas as crianças na faixa etária sejam vacinadas contra a poliomielite, pois a vacina oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia”, ressalta Mariana.

As crianças que ainda não foram imunizadas na Campanha de Vacinação deste ano devem ser levadas a unidade de saúde mais próxima. É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado. Caso esse documento tenha sido perdido, a criança deve ser levada para ser imunizada com a certidão de nascimento e o cartão do SUS.

“Optamos por ampliar a vacinação para o final de semana a fim de atender as famílias cujos pais e responsáveis trabalham de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento dos postos. A ideia de fazer a campanha no sábado, foi justamente para atender as crianças em um horário diferenciado”, comentou o secretário.

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/saude-de-trajano-fara-novamente-campanha-de-vacinacao-contra-sarampo-e-polio/