REPRESENTANTES DO MUNICÍPIO DE TRAJANO DE MORAES PARTICIPAM DO VI ECOB EM MARICÁ

A gestão pública municipal de Trajano de Moraes provou mais uma vez estar engajada na qualidade de vida dos corpos hídricos de sua região. E para atestar isso, o secretário municipal do Meio Ambiente Murilo Portugal Resende e o técnico Marcos Lemgruber participou do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH). O evento aconteceu durante os dias 16 e 17 deste mês. O VI ECOB – Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro foi no Cine Teatro Municipal Henfil, na cidade de Maricá.

De acordo com o secretário, o evento teve como objetivo promover a integração entre os nove Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro, e conseqüentemente fomentar o debate sobre temas de importância estadual e nacional para a gestão compartilhada, integrada e sistêmica das águas e, também, promover um espaço para a divulgação de programas e planos de ações em andamento e troca de experiências exitosas na gestão de recursos hídricos.

“Esta sendo muito gratificante participar deste evento, uma vez que dobramos nosso conhecimento ao ouvir, ver e entender como funciona o sistema. Este ano, o tema principal foi a Sustentabilidade do Sistema de Bacias Hidrográficas. Participaram os nove comitês das bacias hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro, assim como a sociedade civil no geral. Voltamos para Trajano de Moraes com muito mais conhecimento”, disse o secretário Murilo Portugal.

O evento este ano teve a duração de 2 dias, com cerimônia de abertura, rodadas de debates, e realização da Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacia Hidrográficas. A expectativa de público foi cerca de 300 pessoas, entre membros de Comitês de Bacia do Estado do Rio, gestores públicos (federais, estaduais e municipais), empresas de saneamento, universidades, instituições da sociedade civil e interessados pelo tema.

“A busca dos comitês é exatamente fazer com que todos participem, para que se possam debater todos os problemas que ocorrem nas bacias hidrográficas e que acabam prejudicando a sustentabilidade humana. Cada comitê é responsável pela gestão dos recursos hídricos da sua bacia hidrográfica. A função do Fórum é proporcionar a reunião anual dos comitês, para que se discutam questões particulares de cada região e, principalmente, para que se busquem soluções”, acrescentou Murilo.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/representantes-do-municipio-de-trajano-de-moraes-participam-do-vi-ecob-em-marica/