REDE DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SERRANA SE REÚNEM EM TRAJANO DE MORAES

Criar e compartilhar projetos e ações integrando empreendedores e poder público, visando o desenvolvimento socioeconômico da região – foi com essa ideologia que o município de Trajano de Moraes, recebeu nesta quarta-feira (11), o encontro da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, que contou com a presença de 17 representantes de municípios da região. A inauguração da Sala do Empreendedor, marcada para o dia 25 deste mês, também foi assunto no encontro, que aconteceu no salão da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins.

A partir de um curso de Agente de Desenvolvimento Avançado realizado pelo Sebrae no município de Nova Friburgo, em dezembro de 2014, com a participação de ADs de seis municípios da região, surgiu a idéia de formar um bloco de municípios representados por seus Agentes de Desenvolvimento. Na época a finalidade foi de criar um auxilio mutuo entre os municípios na implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Após conversas preliminares entre os Agentes de Desenvolvimento no dia 13 de maio de 2015, foi realizada no município de Cantagalo a primeira reunião na qual foi criado então denominado: Comitê de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, inicialmente formado por seis municípios: Cantagalo, Sumidouro, Carmo, Cachoeiras de Macacu, Nova Frburgo e Trajano de Moraes.

A partir daí então, o Comitê passou a fazer reuniões ordinárias de dois em dois meses para criar as diretrizes de ação dessa rede de agentes em favor do grupo de municípios. “As reuniões aconteceram intercaladamente nos municípios que formam a rede, e logo na segunda reunião ficou decidido que seria necessário criar um pano de Ação (Plano estratégico), definindo quais seriam os objetivos em relação a implementação da Lei Geral, já que alguns municípios se encontravam em uma fase  avançada de atuação e outros ainda iniciando essa implantação”, explicou secretário municipal de Gestão Patrimonial Tiago Luiz Pecly Bueno.

De acordo com ele, esse encontro realizado em Trajano de Moraes, vai possibilitar a partir de agora, maior acesso e participação das MPEs locais nas Compras Públicas da Região. “Nossa cidade e a região é que ganha com propostas dessa natureza. Aqui tem pessoas empenhadas em fazer o melhor. A gestão pública municipal de Trajano de Moraes apóia e incentiva eventos desta natureza”, comentou Tiago.

Com previsão de ser inaugurada no próximo dia 25 de abril, no prédio da prefeitura, a Sala do Empreendedor, por exemplo, deverá atender a população da cidade com um leque de oportunidades. “Nossa meta é fazer com que a Sala seja reconhecida como referência para os empresários e conseqüentemente também para os gestores, atuando ativamente na orientação, capacitação, monitoramento e acompanhamento dos negócios locais”, comentou Tiago.

Objetivos considerados como o fortalecimento e empoderamento dos Agentes de Desenvolvimento, com capacitações periódicas e demonstração cada vez maior dos resultados de sua atuação para a região, melhor definição e execução dos processos internos da Rede, aprimorando as condições de operacionalização foram apresentados no encontro.

“Falamos também em proporcionar um ambiente favorável à formalização, manutenção e crescimento das empresas da Região, através do tratamento diferenciado das MPEs e MEIs, facilitando ao máximo sua implementação e operacionalização. Pretendemos com isso, proporcionar um ambiente favorável à formalização, manutenção e crescimento das empresas da Região, através do tratamento diferenciado das MPEs e MEIs, facilitando ao máximo sua implementação e operacionalização”, explicou Tiago.

Um dos trabalhos das redes de agentes de desenvolvimento da região serrana tem sido fazer com que as Salas do Empreendedor da Região sejam reconhecidas como referência para os empresários e gestores, atuando ativamente na orientação, capacitação, monitoramento e acompanhamento dos negócios locais.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/redes-de-agentes-de-desenvolvimento-da-regiao-serrana-se-reunem-em-trajano-de-moraes/