REDE DE FIBRA ÓPTICA JÁ É REALIDADE EM TODO MUNICÍPIO DE TRAJANO DE MORAES

Imagina uma internet de ponta e funcionando em todo o município e distritos. Assim funciona a rede que esta sendo instalada em Trajano de Moraes. A meta da prefeitura é ampliar a malha de fibra óptica viabilizando a transferência de dados com alta qualidade e bom nível de segurança entre diversos pontos da cidade aumentando assim, as opções de toda administração pública na hora de se pensar soluções.

De acordo com o secretário municipal de Gestão Patrimonial e Almoxarifado Tiago Pecly, este é um dos principais projetos da secretaria. “A rede implantada na cidade tem como objetivo oferecer uma comunicação mais rápida e econômica. O intuito é a melhoria de qualidade e rapidez da comunicação entre a Prefeitura, Secretarias, Unidades Escolares e Postos de Saúde de todo o Município”, explicou.

Atualmente em Trajano de Moraes, não existe conexões e nossa meta é de estar com 20 pontos interligados em todo município até o final de 2017. “O foco também, é que se tratando de questões financeiras, tecnológica e segurança, o serviço oferecido poderá ser entendido pelo fato de que antes a Prefeitura contratava um provedor, diversos links de Internet para realizar suas atividades sem controle e regras de segurança da informação. Hoje esse quadro muda”, explica o secretário Tiago.

Sobre os serviços de fibra óptica, o prefeito Rodrigo Viana, é um dos incentivadores. “Parabenizo minha equipe de governo e servidores que tiveram empenho para realizar o trabalho que traz como benefício o aumento da velocidade na comunicação e redução de gastos em nossa cidade e nos distritos. Manter-se ligado no mundo digital é de suma importância para o cidadão. É preciso estar atento a tudo”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

A partir da implantação desta rede, todos os servidores e prestadores de serviço da Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes, passam a respeitar normas e procedimentos da Tecnologia e segurança da informação, tais como política de acesso à internet, backup, acesso a informação entre outras diversas medidas a serem aplicadas, relatou.

O próximo passo segundo o secretário Tiago, é apresentar o Projeto de Inclusão Digital, onde o mesmo tem como objetivo maior estar liberando acesso à Internet Gratuito nas Praças de todo o município. “Esse trabalho permitirá a inclusão digital em todo município. É um ganho para a sociedade porque viabilizará o acesso à internet e trará uma melhoria de qualidade e rapidez da comunicação entre a Prefeitura, Secretarias, Unidades Escolares e Postos de Saúde de todo o município. É mais um passo para o desenvolvimento de Trajano de Moraes”, detalhou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/rede-de-fibra-optica-ja-e-realidade-em-todo-municipio-de-trajano-de-moraes/