PROJETO “OSS NA ESCOLA” ENCERRA ATIVIDADES NESTE SÁBADO (8) NA PRAÇA NILO PEÇANHA

Após alguns meses da implantação do Projeto “Oss na Escola” na rede municipal de ensino, os alunos do ensino fundamental, que fazem parte do programa, participaram neste sábado (8), do encerramento das atividades deste ano. O evento está marcado para começar às 10h, na Praça Nilo Peçanha no Centro de Trajano de Moraes.

De acordo com o coordenador de Esportes, Alex Pinheiro, o projeto é e se tornou importante porque atende os alunos na sua preparação como futuro cidadão na sociedade. “Esse projeto tem seu valor porque atende nossos alunos não apenas na área esportiva, mas na formação cidadã. Vamos ampliar, para que outros estudantes possam desenvolver o jiu-jítsu e, com isso, alcançarmos nosso objetivo. Essa é uma das vontades do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz”, comentou.

Idealizador do projeto, o professor e campeão várias vezes de Jiu-Jítsu Emanuel Lopes da Silva, afirma que a participação da comunidade escolar foi muito boa, pelos resultados positivos em uma análise pedagógica e esportiva. “Nosso projeto usa a luta como um meio para o desenvolvimento integral do aluno. Os objetivos iniciais eram o combate à evasão escolar, melhoria das notas, melhoria do rendimento escolar e uma frequência maior do aluno em sala, já que ele participa no contraturno (horário diferente que estuda)”, comentou.

Desde que começou o projeto é realizado de forma diferenciada com a clientela escolar da educação infantil. “A atividade é toda desenvolvida na escola. As crianças que participam são aquelas que têm problema de coordenação motora e concentração, por isso é feito um trabalho diferenciado. Esse trabalho tem surtido muito efeito, nós temos notado que essas crianças que estão no projeto dentro da sala de aula tem mostrado uma evolução”, disse  Alex Pinheiro.

O torneio de encerramento será disputado em categorias. O município é avaliado pelo professor como um celeiro de atletas. “Nossas crianças, jovens e até os adultos só precisam ser lapidados, é como se eles fossem um diamante pronto para brilhar no esporte. Isso é uma questão de tempo, com bastante aula e disciplina. Essa parceria da prefeitura através do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz, tenho certeza que vai mudar muito a vida dos participantes”, disse o professor.

*** FOTOS DE ARQUIVO ILUSTRATIVA – ASCOM TRAJANO DE MORAES

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/projeto-oss-na-escola-encerra-atividades-neste-sabado-8-na-praca-nilo-pecanha/