PROJETO XADREZ NAS ESCOLAS TEM PARCERIA FIRMADA COM PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES

Com a proposta de ajudar no rendimento escolar, desenvolver a criatividade e a concentração, além de melhorar a autoestima dos estudantes, o projeto Xadrez nas escolas fará parte da grade de ensino na rede municipal em Trajano de Moraes. O acerto foi pauta da reunião entre o prefeito Rodrigo Viana e o professor da Escola Maria Mendonça Nilton César Riguetti. O projeto está parcialmente parado desde 2012.

Mas agora a realidade é diferente. Com essa retomada o professor Nilton Riguetti, acredita que o projeto irá ampliar o município de Trajano de Moraes novamente para o mundo. “O reconhecimento de nosso trabalho vem de diversas partes do Brasil. Nossos alunos foram campeões das olimpíadas escolares por 8 anos consecutivos. Com a parceria e incentivo da prefeitura e do prefeito Rodrigo Viana, vamos retomar ele com força total”, ressaltou o professor.

O prefeito Rodrigo Viana, acredita que o xadrez nas escolas irá possibilitar aos alunos maior desenvoltura na tomada de decisões, além de exercitar o pensamento crítico, ajudar a promover a maturidade intelectual e ampliar a prática do conceito de disciplina, levando os estudantes a ter mais responsabilidade em suas ações e acelerar a velocidade do pensamento.

“Com a realização do projeto de Xadrez nas escolas, vamos tornar essa realidade uma das propostas da administração municipal na área do ensino público, que é oferecer a educação convencional aliada à realização de iniciativas visando preparar os alunos para a vida em sociedade”, destacou Rodrigo Viana.

A meta é que as aulas sejam ministradas nas unidades de ensino, da área urbana e da zona rural. “Esse é um passo que vamos dar em prol mais uma vez do bem comum. Temos um excelente profissional que é o Nilton Césa Riguetti, e que ama o que faz, que é ensinar o xadrez. Temos alunos comprometidos com essa prática e que não podemos deixar cair no esquecimento em nossa cidade. Então por isso, o xadrez volta com tudo em nossa gestão esse ano”, destacou o prefeito.

Para dar ‘cara nova’ ao projeto, serão distribuídos kits de xadrez nas escolas para envolver professores e alunos. “O xadrez é uma atividade lúdica. Estudos comprovam que essa prática instigante e motivadora gera melhor rendimento aos alunos, desenvolve o raciocínio, pensamento lógico e a estratégia”, admite o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Elielton Moreira.

Ele destacou ainda que a inovação do governo se trata de um instrumento pedagógico, que pode ajudar a despertar no aluno valores educacionais negligenciados na educação do século XX. “Essa prática colabora com o desenvolvimento dos quatro saberes necessários para o desenvolvimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser”, acrescentou Elielton.

** Fotos: Ascom e reprodução da  Internet

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/projeto-de-xadrez-sera-retomado-nas-escolas-da-rede-municipal-de-trajano-de-moraes/