Programa Limpa Rio garante manutenção e limpeza dos rios de Trajano de Moraes

O prefeito Rodrigo Viana, acompanhado de todo seu secretariado e técnicos do INEA, recebeu no fim da tarde de ontem, 12/04, uma máquina escavadeira do Programa Limpa Rio, coordenado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O Programa que tem por finalidade realizar a manutenção e limpeza dos leitos e margens de córregos e rios, deve melhorar a qualidade de vida da população trajanense que mora às margens dos corpos hídricos.

A expectativa da prefeitura é que com o inicio dos trabalhos os focos de insetos, roedores e animais peçonhentos diminuam e o fluxo de água nos rios e córregos aumente, evitando enchentes e alagamentos nos períodos das fortes chuvas.

– “As cidades fluminenses, em especial Trajano de Moares, tem um histórico de urbanização erguida às margens dos rios e córregos. Este tipo de ocupação, reconhecida hoje como irregular, foi encarada com naturalidade por longo período. Infelizmente o descarte de esgoto e lixo são comuns nessas regiões, e o resultado não poderia ser diferente, rios e córregos poluídos, assoreados, locais propícios a contaminação de doenças, alagamentos, infestação de roedores, insetos e animais peçonhentos. A parceria com o Estado por meio do INEA, viabilizada pelo deputado estadual André Corrêa, garantirá nos próximos meses a população que mora nessas regiões, rios e córregos limpos, mas a consciência de quem mora nessas áreas deve ser diária”, explica o prefeito Rodrigo Viana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/programa-limpa-rio-garante-manutencao-e-limpeza-dos-rios-de-trajano-de-moraes/