PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE TRAJANO COMEMORAM O MÊS OUTUBRO ROSA COM AÇÕES

A Prefeitura de Trajano de Moraes preparou através da Secretaria Municipal de Saúde uma programação especial em comemoração ao Outubro Rosa. As ações feitas no mês de referência na luta contra o câncer de mama pretende atender dentro do programa “Saúde para Todos”, centenas de pessoas na sede, distritos e comunidades. Palestras e encontros estão na programação.

Atualmente o movimento tem a adesão de pessoas por todo o mundo e, em Trajano de Moraes, as ações buscam a conscientização quanto à importância da prevenção e tratamento da doença. Todas as atividades tem a aprovação do prefeito Rodrigo Viana, que junto à equipe elaborou um movimento onde pudesse chegar ao máximo de pessoas possível.

“É preciso prevenir. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos EUA, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Aqui em Trajano estamos fazendo a nossa parte e esperamos contar com a população em fazer a parte dela que é fazer o autoexame”, disse Rodrigo Viana.

As atividades começam desde o dia 1° de outubro, com as ações dos funcionários da secretaria de Saúde. “A campanha Outubro Rosa buscará sensibilizar as mulheres que transitam diariamente nos corredores de suas casas, no hospital em tratamento, nas ruas de Trajano e até nos distritos. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença”, informou a secretária de Saúde Ana Paula Oliveira.

A ação dos funcionários tende a tirar algumas dúvidas quanto ao câncer de mama e de colo de útero. Ana Paula, explica que os principais vilões e dá dicas para a saúde preventiva. “Alguns fatores potencializam a possibilidade de ter a doenças, mas isso não funciona como regra. Por isso, a mulher precisa estar atenta os sinais do seu corpo, e apalpar regulamente a mama é uma das formas de ajudar a diagnosticar precocemente algum tipo de nódulo. Além disso, adotar hábitos mais saudáveis contribui para a prevenção de câncer”, disse.

O Câncer de Mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos tem desenvolvimento rápido enquanto outros são lentos. “Recomendamos o autoexame. Ele pode ser feito a partir dos 21 anos. Fazer todo mês, realizar o autoexame sete dias após a menstruação. Após a menopausa, escolher uma data fixa todo mês”, ensinou Ana Paula.

O Tratamento depende da fase do Câncer e pode envolver quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Portanto quanto antes diagnosticar maiores as chances de cura. Perceber alterações na mama não significa que tenha a doença, mas alerta para a busca mais detalhada. “O autoexame não elimina a necessidade de procurar um profissional de saúde e realizar exames diagnósticos de imagem”, destacou a secretária.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/profissionais-da-saude-de-trajano-comemoram-o-mes-outubro-rosa-com-acoes/