PREFEITURA DE TRAJANO RECEBE DO INEA CAMINHÃO BAÚ DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

A prefeitura de Trajano de Moraes, na região serrana do Rio, recebeu do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), um caminhão 0km para Coleta Seletiva Solidária no município. A chave do veículo foi entregue ao prefeito Rodrigo Viana, ao vice Jorge Diniz e ao secretário municipal do Meio Ambiente Murilo Portugal, pelo superintendente do INEA Fernando Guida. O deputado estadual Andre Corrêa, também esteve no evento acompanhado do seu pai Luiz Antônio Corrêa.

O prefeito Rodrigo Viana disse que a aquisição do caminhão chegou num momento oportuno e será importante para reforçar a implantação do programa municipal de Coleta Seletiva Solidária, elaborado pelos funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, já previsto para ser implantado no segundo semestre. “Quero agradecer ao amigo Fernando Guida e principalmente ao deputado estadual André Corrêa e a seu pai Luiz Antonio Corrêa por estar sempre ajudando nossa cidade. Trajano de Moraes sempre será grato a vocês”, disse Rodrigo Viana.

Com a chegada do caminhão, o objetivo da gestão pública municipal é a partir de agora sensibilizar a população sobre a Coleta Seletiva Solidária, destacando a importância e seus benefícios para Trajano de Moraes. “Esse projeto vai refletir nas gerações futuras. Precisamos dessa consciência e o primeiro passo esta sendo dado com a chegada deste caminhão de Coleta Seletiva. Obrigado deputado André Corrêa por esse incentivo, ajuda e apoio junto ao órgão INEA”, comentou o secretário municipal Murilo Portugal.

O Programa Coleta Seletiva Solidária (PCSS) do Estado do Rio de Janeiro, foi lançado em outubro de 2009, é uma das iniciativas que compõem o Pacto pelo Saneamento. Realizado com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), o PCSS é executado pelo Instituto Estadual de Ambiente (Inea), co-executado pelo CEADS/UERJ (Centro de Estudo Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade do Estado do Rio de Janeiro), e conta com a parceria da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc).

O objetivo do Programa é promover o desenvolvimento de políticas públicas municipais para a gestão integrada de resíduos sólidos. Através de assessoria, o PCSS instrumentaliza os municípios e órgãos públicos estaduais para implantação de Programas de Coleta Seletiva Solidária, em atenção às leis e às normas ambientais, através do planejamento participativo, da educação ambiental e do controle social, com reconhecimento, inclusão, valorização e protagonismo da categoria dos catadores de materiais recicláveis.

“Esse caminhão vai ajudar a nossa cidade. Ele dará mais agilidade e segurança à coleta. Era o que precisávamos. Mesmo com as dificuldades é preciso ter paciência e, aos poucos, estamos conseguindo atender os anseios de nosso povo. Nossa gestão vem atuando de forma integrada junto aos órgãos ambientais, implementando políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população. População de Trajano de Moraes abracem essa idéia”, solicitou o vice-prefeito Jorge Diniz.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-recebe-do-inea-caminhao-bau-de-coleta-seletiva-solidaria/