mar 12 2018

PREFEITO DE TRAJANO RODRIGO VIANA ASSINA EM BRASÍLIA CONVÊNIO INTERNET PARA TODOS

Trajano de Moraes entra mais uma vez na rota da tecnologia, e da outro passo importante em prol da população. O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinaram o termo de adesão ao programa Internet para Todos. O prefeito Rodrigo Viana esteve no evento e também assinou o programa para os trajanenses. A cerimônia foi no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, o programa “Internet Para Todos” terá como objetivo, conectar as comunidades em Trajano, com internet de banda larga, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégica do Governo Federal. “Nossa cidade foi escolhida entre milhares do país a participar deste programa. Espero que seja um sucesso, e que tão logo seja um sonho alcançado por nossa população trajanense”, disse o prefeito.
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, informam que após a assinatura do termo de adesão ao programa, o município estará liberado para receber as antenas e o sinal de internet, que já poderá ser instalada já no mês de maio. “Essa iniciativa vai garantir a população de Trajano de Moraes o acesso ao conhecimento, compartilhamento de informação e entretenimento. A internet é hoje um grande mecanismo de inclusão social. É um direito fundamental como atesta a Organização das Nações Unidas (ONU)”, observou o prefeito.
As empresas prestadoras de serviços de conexão à internet se beneficiarão de isenção tributária e terão o apoio da prefeitura na implantação da infraestrutura, garantindo internet banda larga a baixo custo a toda população. “As empresas poderão prover elas mesmas os serviços ou trabalhar em parceria com provedores locais para a sua efetiva disponibilidade”, explicou Rodrigo Viana.
O Governo Federal investiu R$ 3 bilhões no Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. O satélite possui uma capacidade maior e vida útil de 18 anos, viabilizando a ampliação de acesso à conexão banda larga a diversas localidades.
A prefeitura de Trajano de Moraes deverá informar às localidades que não têm acesso à conexão banda larga, e indicar os pontos em que deverão ser instaladas antenas e equipamentos. “O município só terá de arcar com os custos da segurança do local e com os gastos de energia elétrica consumida para a utilização dos equipamentos. Essa é mais uma conquista que beneficiará nossa população”, concluiu o prefeito.

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-de-trajano-rodrigo-viana-assina-em-brasilia-convenio-internet-para-todos/