fev 17 2017

Prefeito de Trajano de Moraes recebe Deputado Estadual Wanderson Nogueira

O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana (DEM), recebeu nesta sexta-feira, (17/02), o Deputado Estadual Wanderson Nogueira (PSOL). O encontro realizado na sede da Prefeitura da cidade, norteou os debates sobre o projeto de privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), em discussão na Assembleia Legislativa do Estado (ALERJ). O momento também foi oportuno para estreitar laços entre as esferas Municipal e Estadual em busca de parcerias e investimentos no município.

O projeto de privatização da CEDAE, de autoria do Governo do Estado, começou a ser discutido há uma semana na ALERJ. A mensagem do Governo pede autorização para utilizar ações da companhia que viabilizam um empréstimo de R$ 3,5 bilhões com o Governo Federal. Mas para que o valor seja de fato liberado, a contrapartida do Estado é a autorização do uso das ações.

A aprovação da proposta e liberação do empréstimo pela União, permitirá que o Governo Estadual coloque em dia os salários do funcionalismo, além de viabilizar todo o Plano de Recuperação Fiscal proposto pelo Governo Federal, representando um alívio de R$ 62 bilhões por três anos no caixa do Estado.

Responsável pelo abastecimento de água, captação e tratamento de esgoto em diversas cidades do Estado, a CEDAE está presente em Trajano de Moraes, onde presta o serviço de abastecimento de água portável na sede do município. Com a possibilidade de privatização, o prefeito Rodrigo Viana, teme pelo colapso na prestação do serviço e aumento tarifário.

“Com a presença do Deputado Wanderson Nogueira e sua comitiva, pudemos receber os funcionários da CEDAE lotados aqui no município, para entender melhor os bônus e ônus da privatização da companhia. É plausível e justificável o uso das ações da empresa, afinal estamos falando de milhares de servidores estaduais, ativos, inativos e pensionistas com salários atrasados, passando por dificuldades, e também de 17 milhões de cidadãos fluminenses que sentem na pele um colapso nos serviços públicos do Estado. É uma proposta que deve ser discutida com muita seriedade e cautela, pois do outro lado da balança está a entrega da companhia ao interesse de empresas que nunca priorizam a transparência em seus contratos e qualidade na prestação dos serviços. Não podemos permitir um colapso no abastecimento de água aqui em Trajano de Moraes. Nossa posição é a favor da população”, destaca o prefeito.

Ainda no encontro, Rodrigo Viana fez reivindicações para o município e reforçou parcerias em busca de investimentos para a cidade junto ao Governo do Estado e por meio de emendas parlamentares com a bancada do PSOL em Brasília, sendo representada pelo Deputado Federal Glauber Braga. Na oportunidade, o prefeito solicitou o estudo e possibilidade da doação de uma máquina Patrol, visando à melhoria nos atendimentos aos distritos e produtores rurais de Trajano.

“Em visitas realizadas as comunidades de nossa cidade, verificamos que o grande desafio de produtores e moradores da zona rural de está relacionada à manutenção das estradas vicinais. Encontramos o Município com apenas uma máquina Patrol. Duas foram leiloadas pelo ex-governo. Agora é hora de arregaçar as mangas e correr atrás do prejuízo. A população não pode pagar um alto preço pela má administração de gestores que não se comprometem com o seu povo. Estamos confiantes da parceria com o Deputado Wanderson, que certamente levará a demanda ao nobre Deputado Federal Glauber Braga”, finaliza.

Além do Deputado Estadual e sua comitiva, participaram do encontro, o presidente da Câmara de Vereadores de Trajano, Alvaro Pereira Campos (Alvinho), funcionários da CEDAE lotados no município, representantes do Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) e jovens trajanenses que participam do projeto Parlamento Juvenil.

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-de-trajano-de-moraes-recebe-deputado-estadual-wanderson-nogueira/