fev 17 2017

Prefeito de Trajano de Moraes recebe Deputado Estadual Wanderson Nogueira

O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana (DEM), recebeu nesta sexta-feira, (17/02), o Deputado Estadual Wanderson Nogueira (PSOL). O encontro realizado na sede da Prefeitura da cidade, norteou os debates sobre o projeto de privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), em discussão na Assembleia Legislativa do Estado (ALERJ). O momento também foi oportuno para estreitar laços entre as esferas Municipal e Estadual em busca de parcerias e investimentos no município.

O projeto de privatização da CEDAE, de autoria do Governo do Estado, começou a ser discutido há uma semana na ALERJ. A mensagem do Governo pede autorização para utilizar ações da companhia que viabilizam um empréstimo de R$ 3,5 bilhões com o Governo Federal. Mas para que o valor seja de fato liberado, a contrapartida do Estado é a autorização do uso das ações.

A aprovação da proposta e liberação do empréstimo pela União, permitirá que o Governo Estadual coloque em dia os salários do funcionalismo, além de viabilizar todo o Plano de Recuperação Fiscal proposto pelo Governo Federal, representando um alívio de R$ 62 bilhões por três anos no caixa do Estado.

Responsável pelo abastecimento de água, captação e tratamento de esgoto em diversas cidades do Estado, a CEDAE está presente em Trajano de Moraes, onde presta o serviço de abastecimento de água portável na sede do município. Com a possibilidade de privatização, o prefeito Rodrigo Viana, teme pelo colapso na prestação do serviço e aumento tarifário.

“Com a presença do Deputado Wanderson Nogueira e sua comitiva, pudemos receber os funcionários da CEDAE lotados aqui no município, para entender melhor os bônus e ônus da privatização da companhia. É plausível e justificável o uso das ações da empresa, afinal estamos falando de milhares de servidores estaduais, ativos, inativos e pensionistas com salários atrasados, passando por dificuldades, e também de 17 milhões de cidadãos fluminenses que sentem na pele um colapso nos serviços públicos do Estado. É uma proposta que deve ser discutida com muita seriedade e cautela, pois do outro lado da balança está a entrega da companhia ao interesse de empresas que nunca priorizam a transparência em seus contratos e qualidade na prestação dos serviços. Não podemos permitir um colapso no abastecimento de água aqui em Trajano de Moraes. Nossa posição é a favor da população”, destaca o prefeito.

Ainda no encontro, Rodrigo Viana fez reivindicações para o município e reforçou parcerias em busca de investimentos para a cidade junto ao Governo do Estado e por meio de emendas parlamentares com a bancada do PSOL em Brasília, sendo representada pelo Deputado Federal Glauber Braga. Na oportunidade, o prefeito solicitou o estudo e possibilidade da doação de uma máquina Patrol, visando à melhoria nos atendimentos aos distritos e produtores rurais de Trajano.

“Em visitas realizadas as comunidades de nossa cidade, verificamos que o grande desafio de produtores e moradores da zona rural de está relacionada à manutenção das estradas vicinais. Encontramos o Município com apenas uma máquina Patrol. Duas foram leiloadas pelo ex-governo. Agora é hora de arregaçar as mangas e correr atrás do prejuízo. A população não pode pagar um alto preço pela má administração de gestores que não se comprometem com o seu povo. Estamos confiantes da parceria com o Deputado Wanderson, que certamente levará a demanda ao nobre Deputado Federal Glauber Braga”, finaliza.

Além do Deputado Estadual e sua comitiva, participaram do encontro, o presidente da Câmara de Vereadores de Trajano, Alvaro Pereira Campos (Alvinho), funcionários da CEDAE lotados no município, representantes do Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) e jovens trajanenses que participam do projeto Parlamento Juvenil.

 

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-de-trajano-de-moraes-recebe-deputado-estadual-wanderson-nogueira/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support