Ponte de Zinco comemorou com sucesso a 3ª Festa do Inhame‏

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

Durante os dias 4, 5 e 6 de Julho a região do quarto distrito de Trajano de Moraes comemorou a sua tradicional festa que agrada aos amantes do inhame. O interior trajanense, por ser um dos maiores produtores do legume, comemora uma vez por ano a saída da grande safra e com isso reúne suas famílias e durante dias com shows, momento religioso, passeio de bicicletas, trilhas de aranhas e motos que animam as estradas que ficam coloridas com a participação da juventude local e registra-se a presença de dezenas de visitantes regionais.

A programação iniciou na sexta-feira (4), com a participação evangélica, onde se apresentou no palco instalado na área pavimentada e entregue aos produtores a Banda Gospel Ministério Oliveira, da Igreja Brasil Para Cristo. Logo depois a cantora, também evangélica, Roselene Rodrigues, da cidade de Cabo Frio, se apresentou para as famílias unidas do distrito.

No sábado (5), os agitos esportivos iniciaram logo cedo, com trilhas de aranhas e motociclistas, que num percurso liderado por Elizeu Shuindt, foram até o distrito de Sodrelândia, somando quase trinta quilômetros de poeira e dentro de mata fechada. Em Serra das Almas, acontecia paralelamente vôo de parapentes e por volta das 17 horas chegava na comunidade um grupo de motociclistas vindos de Macaé. Durante a noite, uma grande fogueira foi acesa, teve a apresentação da Quadrilha “Pé de Serra”, concurso do Melhor Prato Feito à Base de Inhame, que elegeu a cozinheira Cidinéa Macharete com Trufas de Inhame como o mais bem preparado da festa. Logo depois foi a escolha da rainha da festa, onde o destaque foi para  jovem Cristiane Fernandes,  que foi eleita como a nova representante dos produtores de inhame. Para fechar a noite festiva, o grupo de Forró Sensashow  alegrou o grande número de participantes da festa de interior em Trajano de Moraes.

Já no domingo, aconteceu logo cedo um café comunitário para os trilheiros que em grande número abrilhantaram a festividade, teve trilha de Jipe 4X4. A tarde aconteceu a premiação destes participantes. Às 17 horas foi apresentado o concurso Princesinha da Festa, que elegeu Agata Macedo Mafort como a mais bela da noite e a festa do Inhame fechou com chave de ouro, com a Banda de Forró Eclipse, vinda de Macaé.

”Nós não cansamos de agradecer ao nosso prefeito Carlinhos Gomes e seu vice Omair Diniz, por todo investimento e apoio proporcionado à nossa festa do Inhame”. -disse, muito feliz o produtor José Macharete, presidente da COOPZINCO.

Vale completar que esta tradicional festa teve o apoio das secretarias de Assistência Social, Obras, Saúde, Turismo, Educação, Defesa Civil, Agricultura e Ambiente, além da EMATER e RIO RURAL.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/ponte-de-zinco-comemorou-com-sucesso-a-festa-do-inhame/