JOVENS TRAJANENSES PARTICIPAM DE TREINO CRONOMETRADO DE DOWNHILL EM MACABU

A modalidade do mountain bike está virando febre entre os trajanenses a cada dia. E prova disso foi que no final de semana, vários deles conquistaram o pódio mais alto durante um treino cronometrado na cidade de Conceição de Macabu. O downhill como é chamado, é uma modalidade que consiste em ultrapassar um percurso de descida sobre uma bicicleta, passando por vários obstáculos, podendo ter algum trecho de subida e desafios. Cada competidor vai se classificando para o pódio de acordo com o que conseguir o menor tempo de corrida.

Os jovens participaram do evento esportivo tiveram o apoio e incentivo da prefeitura de Trajano de Moraes, através da Coordenadoria de Esportes. De acordo com Vitor Bertazzoni, participaram também do Treino Cronometrado em Conceição de Macabu o piloto Guilherme Diniz, João Emanoel Diniz, Matheus Lessa, Wellington Marinho, João Felipe Rigueti e Kaique Satori.

Apesar de ter nascido na Califórnia na década de 70, o downhill teve os seus primeiros adeptos em Trajano de Moraes há pouco tempo. A febre foi aumentando e mais interessados na modalidade foram surgindo, fazendo com que o município realizasse este ano uma das competições mais importantes do estado do Rio de Janeiro. “A prefeitura tem feito a parte dela que é apoiar esses jovens. O esporte é para todos”, disse o coordenador Alex Pinheiro.

O Downhill é uma modalidade do BTT que consiste em descer o mais rápido possível um determinado percurso com diversas irregularidades ou obstáculos de uma dada montanha. “É um desporto que permite estar em contacto direto com a natureza e gozar da máxima adrenalina que uma descida vertiginosa proporciona. Essa etapa foi no bairro Calçadinha. Quero parabenizar os organizadores do evento”, comentou Vitor Bertozzoni.

Ao longo de uma prova de Downhill, o ciclista enfrenta uma série de obstáculos, naturais ou artificiais, desde curvas muito apertadas a rampas que são estrategicamente colocadas de forma a testar a velocidade de reação e capacidade de concentração de um rider, ou piloto como também são chamados.

As provas são realizadas individualmente e em duas mangas (cada downhiller desce duas vezes), das quais se apura o melhor tempo e, consequentemente, o vencedor. Para que o sucesso deste desporto radical esteja assegurado e para que os riscos da sua prática sejam os menores possíveis, todos os praticantes devem adquirir a bicicleta que melhores condições oferece para a prática segura do Downhill.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/jovens-trajanenses-participam-de-treino-cronometrado-de-downhill-em-macabu/