JOVENS RECEBEM CERTIFICADO DE DISPENSA DO EXÉRCITO EM TRAJANO

Vários jovens nascidos em 1998 e alistados pela Junta Militar de Registro em Trajano de Moraes, se apresentaram na tarde desta sexta-feira (21), em frente à Prefeitura para prestar compromisso perante a Bandeira Nacional. Na ocasião eles receberam o certificado de Dispensa de Incorporação o chamado CDI. Cerca de 60 jovens se alistaram para receber o documento. O evento contou com a participação da Sociedade Musical Trajanense.

Após a entrada da bandeira, os jovens prestaram o juramento e cantaram o Hino Nacional e do município de Trajano. Em seguida, houve a entrega simbólica do Certificado de Dispensa de Incorporação para alguns jovens. “É uma cerimônia que simboliza uma nova etapa na vida destes jovens, que aos 18 anos ao prestar o serviço militar deixam de ser adolescentes para se tornarem adultos”, observou o prefeito e presidente da Junta Militar de Registro, Rodrigo Viana.

O prefeito lembrou aos jovens que mesmo dispensados do serviço militar, todos tem o dever de contribuir para o crescimento do país. “Neste momento de uma forma bastante simbólica mostramos o valor desta cerimônia, que representa a dispensa destes jovens que por não terem servido poderiam perder os valores do civismo”, destacou.

Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar 18 anos de idade. Após a inscrição, o cidadão recebe o Certificado de Alistamento Militar, com a indicação de uma data para realizar a Seleção Geral. “Os jovens de Trajano estão de parabéns por fazer cumprir o papel cívico em nosso município. Quero agradecer a Secretária da Junta Militar em Trajano, Elisangela Monteiro e ao Primeiro Tenente Delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar em Nova Friburgo, Laudeir Jardim Gomes pela atenção dispensada sempre ao nosso município”, disse o vice-prefeito Jorge Diniz.

Nessa etapa, boa parte dos inscritos é dispensada por excesso de contingente e torna-se automaticamente parte da reserva das Forças Armadas Nacionais, recebendo o Certificado de Dispensa. Sem ele, o cidadão não pode emitir passaporte, ingressar em emprego público, matricular-se em faculdades ou inscrever-se em concursos.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/jovens-recebem-certificado-de-dispensa-do-exercito-em-trajano/