IMUNIZAÇÃO CONTRA GRIPE ATRAI CENTENAS DE PESSOAS AOS NOVE PONTOS DE VACINAÇÃO EM TRAJANO E DISTRITOS

Imunização: essa foi à palavra chave usada pela administração pública municipal de Trajano de Moraes, através do apoio logístico coordenado pelo setor de Epidemiologia e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde durante a Campanha de Vacinação contra a gripe. A ação realizada neste sábado (12) atraiu centenas de pessoas aos oito pontos de imunização espalhados pelos distritos mais a Policlínica na sede, e a vacinação volante.

A ação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza e de suas complicações. “Ficamos muito satisfeitos com este resultado e esperamos que este empenho continue até o final da campanha”, disse a secretária municipal de Saúde Rosemara Magalhães, que aproveitou a oportunidade para parabenizar os enfermeiros pelo seu dia, comemorado 12 de maio. “Quero prestigiar estes guerreiros que trabalham na prevenção, promoção e defesa da saúde pública”, acrescentou.

Rosemara que também é enfermeira agradeceu o trabalho dos enfermeiros e de toda equipe de saúde do município que contribui para que a campanha fosse feita em toda cidade. “O trabalho dos enfermeiros neste processo é muito importante. São eles que passam as informações. Sem falar que todos os dias eles estão nas Unidades de Saúde prestando informações preventivas à população. Todo respeito a eles e a todos os profissionais de saúde que integram as equipes”, declarou ela.

A meta foi imunizar o máximo de pessoas dentro da sede, bem como nos distritos e nas áreas rurais como foi o caso da vacinação volante. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde criou uma estratégia diferenciada, que inclui vacinação dos acamados, com a chamada vacina volante. A mobilização prossegue. “A equipe da Imunização continuará levando a vacina para os idosos. Nosso diferencial em Trajano é que também vacinamos os acamados em casa”, disse a coordenadora de Epidemiologia e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Mariana Ecard.

Foram vacinados idosos maiores de 60 anos, professores, portadores de doença crônica (com prescrição médica), puérpera (até 45 dias pós parto), gestantes, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e profissionais de saúde. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e influenza B). “Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza”, concluiu Mariana Ecard.

CONFIRA OS PONTOS DE VACINAÇÃO:

– Policlínica

– PSF Sodrelândia

– PSF Tapera com vacina volante em Gravatá e Arranchadouro

– PSF Ponte Nova com vacina volante

– PSF Maria Mendonça com vacina volante em Tirol e Alto Macabu

– PSF Serra das Almas

– PSF Monte Café

– PSF Barra dos Passos (São Caetano, Barra do Lírio, Olaria, Penedo)

– PSF Visconde de Imbé

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/imunizacao-contra-gripe-atrai-centenas-de-pessoas-aos-nove-pontos-de-vacinacao-em-trajano-e-distritos/