GUARDA AMBIENTAL E DEFESA CIVIL DE TRAJANO ATUAM NO COMBATE A INCÊNDIO

Vários agentes da Guarda Ambiental e homens da Defesa Civil Municipal de Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio, estiveram unidos para combater os diversos focos de incêndio nas imediações da localidade de Solidade. O local também é muito conhecido como Barreiro, e fica entre o distrito de Sodrelândia e Tapera – área rural.

A dimensão da área queimada ainda precisa ser calculada pelos agentes da Guarda Ambiental. Na execução do combate, os agentes utilizaram abafadores, facões e  enxadas para apagar o fogo. “A queimada foi de grande proporção. Mas em conjunto com a Defesa Civil do município, o trabalho fluiu e conseguimos apagar mais esse incêndio”, explica o Guarda Ambiental Willian Castelani Ávila.

Ainda de acordo com Willian, o problema essa época do ano as queimadas aumentam em proporção ao clima seco. “O prejuízo é ambiental, uma vez que agride diretamente a flora e fauna é incalculável. A gente orienta as pessoas a não atearem fogo em pastos ou fazer fogueira em locais que a probabilidade de incêndio seja grande. Devemos evitar esse tipo de ação. Até uma binga de cigarro lançado no local errado pode causar um acidente ambiental sem dimensão”, disse.

Uma observação que a Guarda Ambiental de Trajano faz, é com relação ao vento forte essa época do ano. “Ele acaba espalhando as faíscas em diversas áreas. A causa desse incêndio, por exemplo, é incerta: pode ser acidental ou criminosa. Pedimos para que sempre que um foco de incêndio seja visto, avise a Guarda Ambiental em tempo. Assim quem sabe conseguimos com o trabalho da equipe apagar as chamar e evitar um acidente ambiental ainda maior”, destaca.

Outro prejuízo ocorre com o solo queimado pelo fogo. Willian explica que toda queimada tem de ter autorização prévia, por meio de vistoria, dos órgãos competentes, com aval de engenheiros ambientais e biólogos da Secretaria de Meio Ambiente. “Quero aproveitar e agradecer ao Secretário Renato Stellet e sua equipe pelo excelente trabalho feito com a gente. Equipe nota 10 essa da Defesa Civil de Trajano. Agentes que não medem esforços para fazer o melhor por nossa cidade – obrigado!”, agradeceu Willian.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/guarda-ambiental-e-defesa-civil-de-trajano-cria-forca-tarefa-para-apagar-incendio/