FORÇA-TAREFA PARA APAGAR INCÊNDIO EM ÁREA DE MATA NO DISTRITO DE PONTE DE ZINCO

Uma força tarefa comprometida com um único bem: salvar a natureza e apagar o incêndio que tomou conta de parte de uma floresta no distrito de Ponte de Zinco, área rural de Trajano de Moraes. Um drone foi usado, e o fogo pode ser monitorado em tempo real pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na ação foi possível identificar a quantidade de focos de incêndio, e a proporção deles. Com o entardecer, o fogo ganhou força por conta dos ventos fortes, muito comum essa época do ano.

A força-tarefa contou com a presença de homens da Defesa Civil Municipal, Secretaria do Meio Ambiente de Trajano de Moraes, Corpo de Bombeiros de Bom Jardim, e Guarda-Parques do Instituto Estadual do Ambiente – Inea em Santa Maria Madalena e apoio da Policia militar. Mais de 15 homens atuaram no incêndio, com o objetivo de tentar conter as chamas. O local era de difícil acesso.

Ainda não se podem afirmar as causas do incêndio. Uma perícia foi feita no local e o resultado precisa aguardar avaliação do setor técnico. “Recebemos o chamado de incêndio e logo viemos para o local para verificar a gravidade do mesmo. Vale destacar aqui a importância da união das equipes para tentar resolver o problema. Numa hora dessas, o que precisamos é juntar forças em prol dessa natureza linda de Trajano de Moraes”, disse o secretário Municipal Interino de Meio Ambiente David Campos.

Dados dão conta que o Estado do Rio de Janeiro foi um dos que mais avançou nos últimos anos na recuperação da cobertura vegetal da Mata Atlântica, que passou de cerca de 7% para quase 10% do território graças, sobretudo, a ampliação das áreas protegidas com a criação e expansão dos parques e reservas. Patrimônio que precisa ser preservado.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/forca-tarefa-para-apagar-incendio-em-area-de-mata-no-distrito-de-ponte-de-zinco/