Festival de folias reuniu 39 agremiações em Visconde de Imbé

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

Com mais uma edição de sucesso foi realizado no município de Trajano de Moraes um grande festival de Folias de Reis contando com  a participação de agremiações dos principais municípios da nossa região. O evento foi organizado pela Assistência Social trajanense e demais secretarias, contando também com a divulgação dos principais órgãos de imprensa escrita regional.

No sábado (17/01), às 20 horas, foi dado o início da festividade com a presença de folias que se apresentaram naquela noite que varou a madrugada e a festa encerrou perto das 2 horas. No fim de semana participaram grupos folclóricos de  Santa Maria Madalena, Macaé, Cordeiro, São Sebastião do Alto, Itaocara e São Fidélis, Cantagalo, Duas Barras, Bom Jardim (Barra Alegre), Carmo, Valão do Barro, Monerat, Santa Maria Madalena, Itaboraí, Valão do Barro,Teresópolis, Nova Friburgo, Santo Antonio de Pádua,  e a festa encerrou perto das 3 horas da madrugada de segunda feira.

O que chamou a atenção foi que no domingo de manhã (18/01), o distrito de Visconde de Imbé amanheceu super animado e colorido com dezenas de agremiações desfilando pelas ruas e às 9 horas o serviço de sonorização iniciou as apresentações de 30 folias de Reis, que debaixo de um escaldante sol, não desanimaram e alegraram as famílias presentes.

Durante os dias de apresentações, muitos visitantes estiveram no  distrito apreciando as apresentações e o ponto alto eram sempre as apresentações dos palhaços que a cada verso falado alegrava os presentes no 5º festival em Trajano de Moraes.

Para o prefeito Carlinhos Gomes, que participou aplaudindo cada apresentação , disse que estava feliz em ver tanta gente nas ruas e que em seu governo sempre incentivou estas manifestações populares e que no segundo semestre realizará mais uma festividade, desta vez que será na sede de Trajano de Moraes.

E acompanhando todo o desenrolar da grande festa no segundo distrito, a secretária Rejane Gomes participou ativamente das apresentações cumprimentando a cada mestre e folião presente, disse que essa era uma das marcas de sua administração, onde incentiva ao folclore popular e com isso auxiliando o comércio local e alegrando as famílias, devido a grande participação de visitantes e amantes da festa de Reis.

No total estiveram em Visconde, 39 Folias de Reis de diversos municípios  da região Serrana e Norte do estado e com tanta animação, Rejane anuncia que ainda este ano, mais um festival acontecerá na Praça Nilo Peçanha, na sede do município e agradece a toda sua equipe que esteve nas ruas  trabalhando no último domingo. “Agradeço a equipe que colaborou com o evento de folias e aos mestres e foliões informo que breve estaremos juntos no centro de Trajano de Moraes, com mais um festival para todos.” -informou. Vale ressaltar que diversas autoridades municipais estiveram participando do evento, como o vice prefeito Omair Diniz, secretários como Flávia Natividade, e  vereadores como Jorginho Diniz, Hélio Luiz e Rildo Gonçalves e os comerciantes Enedir Grativol e Joãozinho de Monte Café, além de outros grupos de amigos que curtem o folclore de Reis.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/festival-de-folias-reuniu-39-agremiacoes-em-visconde-de-imbe/