EXERCÍCIOS FÍSICOS TÊM AGITADO GRUPO DA MELHOR IDADE EM TRAJANO E VISCONDE

Diferente do que muita gente imagina, é sim, viável ter qualidade de vida na terceira idade. Essa fase não é sinônimo de solidão, tristeza ou de doenças. Em Trajano de Moraes, uma modalidade ativa tem mudado a vida de muita gente. É que a prefeitura através da secretaria municipal de Assistência Social promove duas vezes por semana atividades para o grupo de idosos da Terceira Idade no município e no distrito de Visconde de Imbé.

De acordo com o professor de educação física Junior Pinho, o objetivo desses encontros é proporcionar o bem estar físico e mental aos participantes. “Essas atividades estão incluídas no planejamento semanal da Assistência Social. Observo que um dos segredos para a vitalidade das pessoas e para o bem-estar é a prática de atividades físicas. Exercícios físicos e atividades diversas têm mudado a rotina dos participantes”, alertou o professor.

Antes de iniciar todo o processo de atividades, os participantes são submetidos a uma avaliação física e funcional para o controle e correta prescrição dos exercícios, trabalhando de forma global a percepção do equilíbrio mente e corpo. “Muita coisa mudou na vida de cada pessoa que hoje faz parte dessas atividades. A meta é mudar em 100% a rotina de cada um deles”, disse Junior Pinho.

Essas atividades promovem em cada participante lazer com caráter lúdico. “Isso proporciona sem dúvidas uma melhor qualidade de vida aos idosos através das atividades de dinâmica em grupo, atividades esportivas e jogos, dança e atividades rítmicas, caminhada buscando melhorar a função cardiorrespiratória, a flexibilidade e a força deles”, destacou a secretária municipal de Assistência Social Verônica Fazoli.

Ainda segundo ela, durante a prática existe uma troca de energia boa entre os participantes. “É muito bom ver a Terceira Idade de Trajano participando dessa ação coordenada pela gestão pública municipal. Atividade física bem elaborada estimula algo que talvez eles tivessem até esquecido: a força de viver”, comentou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/exercicios-fisicos-tem-agitado-grupo-da-melhor-idade-em-trajano-e-visconde/