Equipe do INEA apresenta projeto para desenvolvimento da Floresta Estadual José Zago

Cumprindo agenda estabelecida entre o prefeito Rodrigo Viana e o deputado estadual André Correa, equipe técnica do INEA do Rio de Janeiro, liderada pelo Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas Paulo Shiavo Junior, esteve nesta segunda-feira, dia 27/03, na área da Primeira Floresta Estadual do Rio de Janeiro, Floe José Zago, localizada no horto florestal, para apresentação de projeto para revitalização da mesma, onde foram discutidas as viabilidades da implantação do projeto entre os técnicos do INEA, o vice-prefeito Jorginho Diniz e equipe do município.

Se destacam no projeto a criação de um mirante, academia ao ar livre, áreas com decks, retirada de linhas de energia elétrica que passam sobre a Floe, colocação de cerca viva onde hoje há um alambrado visando minimizar o impacto estético visual da área, construção de prédio administrativo, reforma do antigo prédio que se tornará área de apoio administrativo, um auditório para eventos, palestras e reuniões além de galpão de uso diversificado para praticas sustentáveis como beneficiamento do juçaí que é o fruto da palmeira Juçara, sofre com a extração ilegal do seu palmito e é cultivado em ambiente de produção orgânica e silvestre.

O juçaí hoje oferece maior rentabilidade que a extração do palmito e tem aceitação igual ou até maior no mercado do que o próprio açaí, além de ser prática extrativista totalmente legal.

O projeto conta ainda com a ampliação de trilhas de caminhadas e de esportes como ciclismo, área de estacionamento para suporte ao acesso dos usuários do parque, área de apoio a cavalgadas e o mais importante e almejado pela população de Trajano de Moraes, a despoluição da represa visando sua balneabilidade, com área específica para banhos e normatização para uso de pequenas embarcações.

O referido projeto é um compromisso do prefeito Rodrigo Viana e do deputado estadual André Correa com a população trajanense e esperado a anos principalmente pela população do bairro da Represa.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/equipe-do-inea-apresenta-projeto-para-desenvolvimento-da-floresta-estadual-jose-zago/