ENXURRADA ATINGE SODRELÂNDIA E DEIXA DEFESA CIVIL DE TRAJANO EM ALERTA

Mais uma vez Sodrelândia, distrito de Trajano de Moraes sofre com o aumento do volume de água no rio que concentra as águas da cachoeira Graças a Deus. Após a chuva que causou uma enxurrada na tarde desta sexta-feira (16), os agentes da Defesa Civil deslocaram-se a pedido do prefeito Rodrigo Viana para o local nas primeiras horas após o chamado de emergência. Eles prestaram assistência à comunidade também com auxílio e apoio dos funcionários da secretaria municipal de Obras.

Um serviço paliativo nos paralelepípedos e desobstrução de bueiro foi feito para auxiliar os moradores que tiveram o acesso prejudicado com o volume e força da água. “Esse serviço é emergencial para que eles possam sair de casa. Não constatamos nenhum caso grave. Sobre os estragos estamos fazendo o levantamento ainda. Os reparos só podem ser feitos após o terreno firmar. Neste sábado (17), voltaremos ao local”, disse o secretário municipal interino de Obras Junior Azevedo.

De acordo com a Defesa Civil Municipal foi registrado um volume de chuva concentrado acima do normal na localidade, o que pode ter ocasionado a enxurrada. “Todas as providências que tomamos buscam evitar ou minimizar os danos ocasionados por desastres, sejam eles humanos ou materiais. Nosso lema como defesa é justamente tratar-se de uma tarefa de todos para todos”, destaca o secretário da Defesa Civil Municipal Renato Estellet.

Para que a população permaneça em segurança, Renato explicou que é preciso ficar atento às orientações. “No caso de quem vive próximo a rios, o cuidado deve ser redobrado. Durante inundações, pessoas que têm as casas atingidas precisam sair imediatamente levando, se possível, alguns documentos, mas indo para um lugar seguro. Já depois do desastre, ao voltar a habitar tem a questão das condições sanitárias antes de retornar ao local, para evitar contaminações”, explica.

Outras orientações para casos de alagamento ou inundação são desconectar aparelhos elétricos das tomadas para evitar curtos-circuitos ou choques elétricos e evitar permanecer nas águas sujas sob o risco de contrair doenças. Já em situações de vendavais e tempestades, as orientações são baixar objetos cortantes, evitar usar o telefone, manter distância de cabos de energia, não se abrigar debaixo de árvores, não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas nem trilhos.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/enxurrada-atinge-sodrelandia-e-deixa-defesa-civil-de-trajano-em-alerta/