Em mais um ano o carnaval termina na paz em Trajano de Moraes

Texto: Geraldo Carvalho / Fotos: Thalia Ouverney

Bloco Os Piranhudos

Bloco Curto Circuito Folia

Já está se tornando tradição em Trajano de Moraes a grande animação que é a festa do Carnaval. Nesta ano, a festa começou mais cedo. Já na quinta-feira (12) foi marcada pelo início das festividades onde a secretária de Turismo Flávia Natividade e sua equipe deram por abertas a festa por todo município. Em Visconde de Imbé, um grande Arrastão dos Blocos embalou o segundo distrito já mostrando que o clima iria subir, devido a grande participação dos moradores e visitantes.

Na sexta-feira (13), foram abertas as festividades na sede com o desfile do tradicional Bloco Vem Quem Quer e logo depois o cantor Beto Valle e Banda varou a madrugada com sucessos baianos e hits do momento e em Visconde de Imbé, simultaneamente a Banda Signo contagiou os presentes na rua principal.

No Sábado (14) desfilariam o Bloco das Piranhas e o esperado Bloco Curto Circuito Folia. E realmente valeu a pena. Os foliões vieram para as ruas super animados e receberam aplausos dos moradores. O Curto Circuito, que a cada ano inova com as boas idéias de seus diretores e colaboradores, reuniu no Carnaval 2015 o maior número de participantes, onde na análise dos organizadores chegou a cerca de 1.200 foliões. Logo depois desta apresentação um show a parte realizado pelo conjunto Vejo a Lua, embalou todos até quase raiar o dia. Ainda em Visconde de Imbé, o Bloco de Embalo As Minas Piram animava quem estava nas ruas e quase à meia noite o Grupo Samba Louco entrou no palco principal para embalar a todos presentes.

O Domingo (15) foi especial em todo o município trajanense e com muitos visitantes em diversos pontos turísticos a animação ficou melhor. A noite o bloco de tradição familiar Sócana, há 23 anos na avenida, na sua forma animada de contagiar o público recebia aplausos dos visitantes. Logo depois, por volta da meia-noite, Os Piranhudos, que recebeu elogios dos mais antigos carnavalescos como um bloco de ascensão na cidade, reuniu cerca de 700 foliões e contando com uma dezena de diretores inovou na concentração com um super show do popular cantor sertanejo João Noronha e a participação de grande número de visitantes também elevou a qualidade da agremiação. Na madrugada ainda a um super show musical fechou a noite na Praça Nilo Peçanha.

No segundo distrito, O Bloco Lambe Tudo reuniu grande massa popular e com muita segurança, também reuniu a juventude que através de um renomado DJ e farta distribuição de bebidas, entre cervejas e refrigerantes, foi para as ruas levantando a todos. Um dos organizadores conhecido como Renatinho Lessa, mais uma vez mostrou que seu bloco é tradição no distrito de Visconde de Imbé. Na madrugada, a banda Vejo a Lua coroou a todos com uma super apresentação.

A segunda-feira (16) ficou marcada em Trajano de Moraes como uma das mais quentes na região. Na praça da sede, o Bloco Curto Circuito mais uma vez veio para as ruas e, por incrível que pareça, com o mesmo número de foliões e animação invejável. Os diretores comemoravam a todo momento o sucesso do evento e prometem que em 2016 estarão mais fortes ainda para elevar o nome do município. “Os Blocos arrebentaram e Trajano de Moraes tem o melhor Carnaval do mundo! Eu sou trajanense com muito orgulho e com muito amor!”  -anunciava para todos um dos diretores, Tiago Bueno.

No segundo distrito, o tradicional Bloco do Becu comandados pelos moradores Cláudio e Nicole, reuniu famílias que num ritmo animado realizou uma agitada concentração e depois de horas confraternizando, saiu pelas ruas de Visconde de Imbé, recebendo aplausos dos moradores. Às 23 horas, o mais esperado da noite foi o Bloco Demanda  que arrojando em sua apresentação trouxe a frente o presidente Joelson Celestino  e mais de 500 foliões. A concentração iniciou na parte da tarde, onde a diretoria trouxe para a rua uma concentração que agradou as famílias, com direito a parquinho infantil, almoço com mocotó e farta distribuição de refrigerantes, cervejas  para todos que adquiriram abadas. Valeu a espera, onde um carro alegórico trazia sete belos destaques, um Boi Pintadinho, baianas e Mulinhas,  o som vinha através de um trio elétrico e este ano marcou também a presença de famílias vindas de diversos municípios do estado, como Niterói, Rio de janeiro, São Gonçalo entre outros. “Agradecemos a secretaria de Turismo, onde Flávia Natividade nos apoiou em todos os aspectos, além dos patrocinadores que também foram importantes.” Informou Joelson. Ainda na noite foi encerrada com um show de Beto Vale e Banda.

No último dia de festa, o Bloco de enredo da Brasília, comandado por Manoel Bahia há 27 anos vem resgatando e homenageando os carnavalescos antigos da cidade e com um samba contagiante escrito por Daniel Ricart e Miguel Germano, dizia: “Trajano, de encantos e belezas, vou cantar-te em meus versos e declarar-te meu amor.” Arrastou cerca de 500 foliões pela avenida, além de apresentação dos Djs Saulo Emerich e Lucas. ”Nosso sonho é virar uma escola de samba e vamos conversar com o prefeito sobre este desejo de nossos integrantes.” Informou o popular Manoel Bahia, a toda imprensa presente na avenida. Logo depois o irreverente Bloco do Caixão fechava a noite em Trajano de Moraes para o início da última apresentação do conjunto musical A Massa.

Em Visconde, no mesmo momento acontecia o encontro dos Blocos, numa forma de agradecer as autoridades do município, reuniram integrantes do: As Minas Piram, Lambe Tudo, Becu, Demanda na avenida. Enfim foi um Carnaval para todos em Trajano de Moraes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/em-mais-um-ano-o-carnaval-termina-na-paz-em-trajano-de-moraes/