Educação trajanense é destaque no Estado e região

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

O município de Trajano de Moraes acaba de receber a notícia que o setor educacional atingiu a segunda melhor nota do Estado do Rio de Janeiro e a primeira da região no I.D.E.B. ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Segundo explica a secretária de Educação Rosseline de Almeida Carvalho, chega-se a esse resultado através da avaliação da Prova Brasil, observando os investimentos realizados na área e índices de aprovação contidos no censo escolar.

Vale dizer que a meta em termos nacionais a ser atingida até 2022 é de 6,0. E Trajano de Moraes tinha a meta de 6.6 e conseguiu alcançar nota 6.4. Embora não tenha atingido a meta para 2015, todos estão satisfeitos por chegarem alcançar essa nota que já supera a média nacional antecipadamente.

“Todo esse sucesso nas pontuações se deve a união da equipe da secretaria de Educação com os diretores e professores da rede”, analisa Rosseline, alertando que no início de cada ano escolar a equipe técnica secretaria planeja e executa capacitações visando atender as necessidades pedagógicas e oferece subsídios para um melhor trabalho docente. Que o planejamento é realizado com os professores com base no currículo mínimo estadual, na matriz de referência Prova Brasil, PNAIC e projetos interdisciplinares.

Para completar o raciocínio ela acrescenta: “Funcionamos como um time de futebol, o técnico elabora estratégias, ensaia jogadas, mas quem decide o jogo é o talento dos jogadores. Eles é que vencem os jogos e conquistam os títulos. Parabéns aos professores pois o trabalho é de vocês no cotidiano escolar passando para os alunos conhecimentos, hábitos, valores, habilidades que os tornam capazes de resultados expressivos como estes anunciados pela grande imprensa.”

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/educacao-trajanense-e-destaque-no-estado-e-regiao/

Pular para o conteúdo