EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE TRAJANO PROMOVE FESTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PROFESSORES

A prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – realizou na segunda-feira, dia 15 de outubro, uma festa em homenagem ao Dia dos Professores. O evento foi numa área de festas, emprestada gratuitamente para a comemoração, e reuniu funcionários profissionais de educação e professores numa confraternização recheada de entretenimento.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eliandro Garcia (o Sassá como é carinhosamente chamado), a festa oferecida aos professores faz parte da política de convivência da administração do prefeito Rodrigo Viana e do Vice Jorge Diniz. Além dos professores, marcaram presenças na comemoração diretoras, funcionários das escolas e assessores.

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. “Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis”, comentou o secretário.

A origem do dia do professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores. “Sem os professores nada seriamos. Parabéns mestre pela garra e amor a profissão”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. “Tudo começou assim: mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”, explicou o secretário Eliandro.

Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas que também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento. “Quero parabenizar todos os profissionais da rede de ensino de nossa amada Trajano de Moraes. Vale lembrar que a função do professor não é a de transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive”, destacou o vice-prefeito Jorginho Diniz.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/educacao-municipal-de-trajano-promove-festa-em-comemoracao-ao-dia-dos-professores/