E. Mz. Alfredo Lopes Martins realizou o “Projeto Eleição” com os alunos

A preocupação em desenvolver a cidadania desde a mais tenra idade levou a Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, localizada no 1º distrito de Trajano de Moraes, a desenvolver o PROJETO ELEIÇÃO.

Após um minucioso trabalho em sala de aula, quando os professores junto com os alunos pesquisaram o  Processo Eleitoral no Brasil, foram discutidos temas como: cidadania, direitos e deveres, democracia, partidos políticos, convenção, comissão, voto, título de eleitor, urna, etc.

Uma comissão formada pela direção da escola juntamente com professores e demais funcionários, organizaram uma eleição. Para tal, foi fundamental a parceria do Cartório Eleitoral de Trajano de Moraes, através do seu representante Cássio Malheiros, que emprestou uma urna eletrônica, e da funcionária Lucimar Souza Pinto, que deu treinamento aos alunos e acompanhou todo processo eleitoral na escola.

A eleição teve todas as características de uma eleição normal, com atuação dos cabos eleitorais pedindo votos, panfletagem, corpo a corpo, músicas identificando os candidatos, etc, ou seja, tudo como é verdadeiramente feito em uma eleição. Os alunos exerceram o direito de votar e ser votado e muitos realizaram o desejo de votar pela primeira vez em uma urna eletrônica.

Os partidos da eleição foram os mesmos utilizados no treinamento de mesários para as eleições 2012. Houve eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores, nos turnos da manhã e tarde distintamente.

A Secretária Municipal de Educação, Rosseline Almeida de Carvalho, parabenizou a escola pela iniciativa, que repercutiu positivamente na cidade.

COMO FORAM AS ELEIÇÕES

No turno da manhã, quatro partidos disputaram as eleições.

O Partido do Folclore, representado pelo número 91, teve como candidata a prefeita Stefhany Klayn Miranda e como vice Carlos Eduardo Moreira. Os candidatos a vereador pelo partido foram Camilly Machado Bueno Afonso – Nº 91001, Débora Rodrigues – Nº 91002, Débora Marino – Nº 91003, Rebeca Monteiro Campagnuci – Nº 91004 e Paola Souza – Nº 91005.

O Partido dos Ritmos Musicais, com o número 92, teve Vitoria Sampaio Gomes com candidata a prefeita e Douglas Estellet a vice. Os candidatos a vereador pelo partido foram Izabella Marinho Rezende – Nº 92001, Maria Laura Silva Danetra – Nº 92002, Delia Maria Ribeiro de Almeida – Nº 92003, Julio Cesar Souza – Nº 92004 e João Manoel Diniz – Nº 92005.

O Partido das Festas Populares, número 94, teve como candidato a prefeito Thales Barros da Silva e a vice Bernardo Bueno. Os candidatos a vereador pelo partido foram Evelyn De Souza Gomes – Nº 94001, Luiza De Souza Kley – Nº 94002, Stefany Almeida – Nº 94003, Ana Carolina de Souza Silva – Nº 94004 e Alice Mendonça Campos – Nº 94005.

O Partido dos Esportes, cujo número era 95, o candidato a prefeito foi Vitor Sampaio Gomes e a vice foi Izabelle Germano. Os candidatos a vereador pelo partido foram Paulo Junior Ferreira – Nº 95001, Pedro Henrique Esteves Pacheco – Nº 95002, Millena Margarizo Cândido – Nº 95003, Marcely Souza Mendes da Silva – Nº 95004 e Gabriela Barros Dizniz – Nº 95005.

Já no turno da tarde, houve três partidos na disputa:

O Partido do Folclore, com o número 91, teve como candidata a prefeita Jamila Thomaz Silva  e a vice Naelly de Oliveira Ribeiro. Os candidatos a vereador pelo partido foram Ana Cláudia Moraes Ribeiro – Nº 91001, Abílio Antônio Viana Dos Santos – Nº 91002, Lucas Morais F. Machado – Nº 91003, Lorrah Fernandes Venâncio Monteiro – Nº 91004 e Jorgiana Moreira Ribeiro – Nº 91005.

O Partido dos Ritmos Musicais, número 92, teve Iani Félix Bechara Fernandes como candidata a prefeita e Joana Carla Dias Ramos como vice. Os candidatos a vereador pelo partido foram Yasmim De Oliveira Abdala – Nº 92001, Manoel Victor Mattos De Oliveira – Nº 92002, Lorena Thomaz Silva – Nº 92003, Aymee Batalini Peçanha – Nº 92004 e Kaylane De Oliveira Mota – Nº 92005.

O Partido dos Esportes, com o número 95, teve Guilherme Ivan Ramalho da Silva concorrendo ao cargo de prefeito e Kaique da Silva Sartori ao cargo de vice. Os candidatos a vereador pelo partido foram Andreina Kellen Fonseca De Souza – Nº 95001, Lucas Souza Costa – Nº 95002, Rafael Rezende Marinho – Nº 95003, Allan Campos Ribeiro – Nº 95004 e Rafael Franco Russo – Nº 95005.

Após a eleição, deu-se a apuração com os seguintes resultados:

No turno da manhã, Vitor Sampaio Gomes e Izabelle Germano foram eleitos prefeito e vice com 52 votos. Os vereadores eleitos foram Marcely Souza Mendes da Silva, com 40 votos; Ana Carolina de Souza Silva, com 17 votos; Alice Mendonça Campos, com 13 votos, Stefany Almeida, com 12 votos; e Maria Laura Silva Danetra, com 9 votos

No turno da tarde, os eleitos para os cargos de prefeito e vice foram Iani Félix Bechara Fernandes e Joana Carla Dias Ramos. Os vereadores eleitos foram Rafael Rezende Marinho, com 32 votos; Rafael Franco Russo, com 29 votos; Kaylane De Oliveira Mota, com 20 votos; Allan Campos Ribeiro, com 18 votos; e Lucas Morais F. Machado, com 11 votos.

Os pequenos deram um grande exemplo de cidadania, demonstraram responsabilidade, respeito e empolgação e a eleição transcorreu em clima de alegria e descontração, mas com muita seriedade.

EDUCAÇÃO É ISSO: TEORIA E PRÁTICA CONSTRUINDO CIDADANIA.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/e-mz-alfredo-lopes-martins-realizou-projeto-eleicao-com-os-alunos/