COM APOIO DA PREFEITURA DE TRAJANO PRIMEIRO TORNEIO DE TACO ATRAI DEZENAS DE PESSOAS

Taco, bets, bate-ombro ou tacobol, não importa o nome atribuído à brincadeira, todos conhecem o jogo que envolve duas duplas, dois tacos, dois alvos e uma bola. Atividade que marcou a infância e a adolescência de muitas pessoas entre as décadas de 1980 e 1990, o jogo de taco voltou a ser atração em Trajano de Moraes. O evento teve apoio e incentivo da prefeitura através da Coordenadoria de esportes e iniciativa do trajanense Vitor Bertazzoni.

Com isso, o município deu mais um passo importante contra o sedentarismo, e realizou um dia inteiro esportivo. As tacas e jogadas de bolas foi na quadra do CIEP-279 Professora Guiomar Gonçalves Neves, no Centro. Dezenas de pessoas marcaram presenças entre elas autoridades do município. Marcado para acontecer começar às 9h e 30 min, o primeiro Torneio de Taco, premiou os vencedores no final do evento.

“Iniciativa desta natureza sempre terá apoio da prefeitura de Trajano, porque a gente entende a importância em investir e incentivar o esporte entre os jovens. Quero parabenizar Vitor Bertazzoni e sua equipe por essa iniciativa. Tivemos ainda a apresentação da dupla Carol e Renan, na Praça Nilo Peçanha”, disse o prefeito Rodrigo Viana, que durante o evento arriscou umas tacas.

O torneio além de promover o esporte, tem o objetivo de resgatar e apresentar às novas gerações, uma das atividades mais populares nas ruas da cidade nas décadas passadas, ou seja, o jogo de taco reunia diversas idades e certamente está na memória de muitas pessoas como algo positivo e repleto de histórias, como a aventura e criatividade que marcavam a escolha do taco perfeito.

Vitor Bertazzoni lembra que tudo começou com uma brincadeira e atualmente tomou outro rumo na cidade: cresceu. “O torneio chega num momento ideal para promover a interação das pessoas por meio de uma atividade esportiva capaz de reviver dias em que os valores eram compartilhados de maneira coletiva, diferente dos tempos atuais, que as atividades são marcadas mais pelo individualismo e por tecnologias que muitas vezes não conseguem envolver as pessoas de maneira que o divertimento e o lazer contemplem a diversidade dos segmentos da comunidade”, comentou.

ENTENDA AS REGRAS: O jogo de taco conta com duas duplas: os rebatedores, que detêm os tacos, e os lançadores, que ficam com a bola. O objetivo para a dupla rebatedora é defender o alvo dos arremessos adversários, rebatendo a bola e cruzando os tacos no meio do campo. Ao passo que, para a equipe lançadora, a finalidade é tentar derrubar um dos alvos da equipe adversária com o lançamento da bola.

Conseguindo derrubar, os lançadores conquistam os tacos e têm a chance de rebater a bola e fazer pontos. Ganha a dupla que conquistar primeiro 24 pontos. A disputa é por eliminatória simples. Cada cruzada de taco vale dois pontos e a conquista do taco vale um ponto. A área do jogo compreende uma distância de 15 a 20 metros de uma casinha à outra – distância varia conforme a categoria.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/com-apoio-da-prefeitura-de-trajano-primeiro-torneio-de-taco-atrai-dezenas-de-pessoas-a-evento/