Cidades da região podem se unir em prol da cultura, sugere André Lazaroni

Secretário de Estado de Cultura visitou município e pontuou ações para incentivo

Artesanato, cultura popular, bordado a mão, pintura tradicional, artes cênicas e visuais, música, audiovisual e literatura. A diversidade cultural do município de Trajano de Moraes, na Região Serrana, tem se tornado cada vez mais fortalecida e ganha apoio e destaque no cenário federal e estadual.

Prova disso é que o governo municipal está mantendo o seu compromisso com a cultura e com as artes, apesar de toda a crise que vive o Brasil. O Secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni, esteve na tarde desta sexta-feira (19), no município, e conversou com o vice-prefeito Jorge Diniz, sobre um plano de recuperação da cultura na Região Serrana, sobre tudo em Trajano.

Durante a reunião temas como fortalecimento econômico, criação de um espaço para cinema, entre outros foram apresentados ao representante do Estado André Lazaroni. O encontro contou ainda com a presença do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Elielton Riguete, o coordenador municipal de Cultura, Eliandro Garcia, o Sassá, além do coordenador Weber José Gomes, secretários e vereadores.

O vice-prefeito Jorginho, exemplificou a cultura, como essencial para a cidade. “É um tópico com um papel importante para a população e para a cidade que investe neste bem tão precioso. A cultura tem uma grande diversidade de conceitos e significados para o conhecimento da população. Nela envolve arte, crenças, hábitos, costumes, entre muitos outros”, disse.

Incentivar, apoiar e fomentar atividades culturais em todo o território do Rio de Janeiro tem sido um compromisso da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). De acordo com André Lazaroni, o estado mesmo que em momento de crise tem buscado incentivar, apoiar e fomentar atividades culturais em todo o território do Rio. “Precisamos que os prefeitos dessa região se unam e passem a debater cultura juntos. Desta forma vamos fortalecer o setor na região”, sugeriu.

Apoiar as atividades artísticas locais e regionais é o que sugere o Governo do Estado, e parece que este dever de casa Trajano tem feito. “Começamos pela Escola de Música Zélia Alves Fajardo. Entendo que a música é um instrumento educacional importantíssimo e, como tal, é um componente essencial na educação de nossas crianças e adolescentes. Investir na cultura é uma das metas de nosso Plano de Governo”, lembrou o prefeito Rodrigo Viana.

Um novo encontro será marcado na Secretaria de Estado de Cultura no Rio de Janeiro, para que a gestão apresente ao Governo do Estado, opções de incentivos na cidade.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/cidades-da-regiao-podem-se-unir-em-prol-da-cultura-sugere-andre-lazaroni/