Chuva de granizo destruiu plantações e telhados em Trajano

A noite do dia 30 de abril foi marcante para a população de Trajano de Moraes. Durante uma hora de chuva forte, a destruição foi grande nos bairros da Caixa D’Água, Represa, Leitão do Cunha, Galo, Nova Esperança, entre outras. Mas o que chamou a atenção foi a chuva de vento acompanhada de granizos que chegaram a ser maior que o tamanho de uma laranja. Segundo informações dos próprios moradores atingidos, em poucos minutos, as grandes pedras de granizo, quebraram telhas de mais de 600 residências e  vários prejuízos na zona rural foram contabilizados, já que produtores perderam rapidamente suas produções, como também diversas criações.

A prefeitura local, no mesmo instante da tragédia contactou as secretarias de Defesa Civil, Assistência Social, Obras, Saúde,Agricultura e Educação que durante a madrugada da tragédia não mediram esforços e deram suporte a população atingida. Para o prefeito Carlinhos Gomes, que também acompanhou todo o processo de amparo aos moradores atingidos, esta foi mais uma tragédia em sua gestão, onde contabilizou já ser o 4º episódio catastrófico em seu governo. “Peço a Deus que ampare nossos moradores atingidos por esta chuva de granizo e já disponibilizei todas as secretarias para darem apoio total aos que precisarem.” – disse Carlinhos, este que já nas primeiras horas do feriado do dia 1º de maio, já tinha conseguido mais de 2.000 telhas para distribuir aos moradores afetados.

Durante o feriado do dia do trabalho, equipes da Defesa Civil trajanense, junto com as demais secretarias realizaram cadastros dos atingidos com a forte chuva, na secretaria de Assistência Social e, através de caminhões distribuíram telhas e plásticos para conter águas de chuvas nos móveis das residências atingidas.

Segundo análise da própria Defesa Civil trajanense, 587 residências foram danificadas, mas nenhuma vítima fatal foi contabilizada no município.

Clique aqui para ver mais fotos.

Por Geraldo Carvalho

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/chuva-de-granizo-destruiu-plantacoes-e-telhados-em-trajano/