ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRAJANO PROMOVE NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, ATIVIDADES FÍSICAS PARA TERCEIRA IDADE

A prefeitura de Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio, através da secretaria municipal de Assistência Social promove duas vezes na semana atividades para o grupo de idosos da Terceira Idade. O objetivo de acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Verônica Fazoli é proporcionar o bem estar físico e mental aos participantes. Essas atividades estão incluídas no planejamento semanal, a prática de atividades físicas.

Segundo estudos, a falta de exercícios pode reduzir em até 10 anos a expectativa de vida, já quem se exercita reduz em até 50% a chance de desenvolver doenças crônicas, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares. “O prefeito Rodrigo Viana zela e se preocupa muito com a qualidade de vida de nossos idosos. Essa é uma das atividades que semanalmente eles praticam. Cuidando da Terceira Idade, estamos cuidando também de nossa cidade”, disse a secretária.

As pessoas que participam das atividades físicas foram submetidas a uma avaliação física e funcional para o controle e correta prescrição dos exercícios, trabalhando de forma global e favorecendo a percepção do equilíbrio mente e corpo. “As atividades físicas são coordenadas pelo professor de educação física Junior Pinho. Durante a prática existe uma troca de energia boa entre eles. É muito bom ver a Terceira Idade de Trajano participando dessa ação coordenada pela secretaria”, destacou Verônica.

De acordo com o professor a prática de atividades físicas do lazer aliada ao envelhecimento, proporciona aos idosos benefícios na qualidade de vida, tanto no aspecto físico, como no psicossocial.  “As atividades são feitas em Trajano e em Visconde. Percebo neles uma energia muito boa e mudança positiva na vida de cada um. A atividade física estimula na Terceira Idade algo que talvez eles tivessem até esquecido”, comentou Junior Pinho.

Ainda segundo Junior, essas atividades promovem em cada participante lazer com caráter lúdico. “Isso proporciona sem dúvidas uma melhor qualidade de vida aos idosos através das atividades de dinâmica em grupo, atividades esportivas e jogos, dança e atividades rítmicas, caminhada buscando melhorar a função cardiorrespiratória, a flexibilidade e a força deles”, avaliou Junior.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/assistencia-social-de-trajano-promove-qualidade-de-vida-para-grupo-da-terceira-idade-com-atividade-fisica/