mar 09 2018

APLICAÇÃO DE INSETICIDA COM UBV É MAIS UMA AÇÃO CONTRA O MOSQUITO DA FEBRE AMARELA EM TRAJANO

A Prefeitura de Trajano de Moraes usa mais uma armar para fechar o cerco contra o mosquito que transmite a febre amarela no município. Desta vez a Secretaria Municipal de Saúde através da coordenadoria de Vigilância em Saúde, faz diariamente uso da máquina Ultra Baixo Volume, muito conhecida como UBV. Desde que a Secretaria Estadual de Saúde, confirmou o caso de Febre Amarela na cidade, esse tipo de ação foi reforçada a pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz.
Ambos abraçaram a causa e desde então, se deslocam aos locais para ouvir a população e acompanhar os serviços de prevenção. De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, esse momento inspira cuidados. “A Vigilância de Saúde investigou o local de residência e deslocamento dos suspeitos a fim de executar as ações de contenção e controle do vetor (mosquitos). Uma delas é a aplicação do Ultra Baixo Volume (UBV), em áreas onde são encontrados casos suspeitos de febre amarela em humanos no perímetro urbano”, explicou o prefeito.
O Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ações de bloqueio químico, os de transmissão para vetores das arboviroses como febre amarela, dengue, zika e chikungunya na localidade de Barra dos Passos. “Essa medida prevê a não ocorrência de novos casos de arboviroses no município, ela segue protocolos pré estabelecidos pelo ministério da saúde”, explicou o coordenador de Vigilância em Saúde Saulo Pacheco.
Nestas situações, por exemplo, está sendo realizado o controle larvário com eliminação e tratamento de focos, concomitante com a utilização de equipamentos de UBV portáteis para nebulização domiciliar nas áreas de transmissão focais delimitadas. “Novas ações em outras localidades do município já foram planejadas junto com o prefeito Rodrigo Viana para os próximos dias, visando o enfrentamento da epidemia de febre amarela que vem acometendo a região sudeste do Brasil”, acrescentou Saulo.
Ainda de acordo com Saulo, o trabalho já foi feito em Monte Café, Serra Almas e Represa. “Essas áreas terão novas ações ampliadas. Outra ação de controle é a vacinação. As equipes de saúde da família estão passando de casa em casa para vacinar as pessoas”, disse.

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/aplicacao-de-inseticida-com-ubv-e-mais-uma-acao-contra-o-mosquito-da-febre-amarela-em-trajano/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support