mar 09 2018

APLICAÇÃO DE INSETICIDA COM UBV É MAIS UMA AÇÃO CONTRA O MOSQUITO DA FEBRE AMARELA EM TRAJANO

A Prefeitura de Trajano de Moraes usa mais uma armar para fechar o cerco contra o mosquito que transmite a febre amarela no município. Desta vez a Secretaria Municipal de Saúde através da coordenadoria de Vigilância em Saúde, faz diariamente uso da máquina Ultra Baixo Volume, muito conhecida como UBV. Desde que a Secretaria Estadual de Saúde, confirmou o caso de Febre Amarela na cidade, esse tipo de ação foi reforçada a pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz.
Ambos abraçaram a causa e desde então, se deslocam aos locais para ouvir a população e acompanhar os serviços de prevenção. De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, esse momento inspira cuidados. “A Vigilância de Saúde investigou o local de residência e deslocamento dos suspeitos a fim de executar as ações de contenção e controle do vetor (mosquitos). Uma delas é a aplicação do Ultra Baixo Volume (UBV), em áreas onde são encontrados casos suspeitos de febre amarela em humanos no perímetro urbano”, explicou o prefeito.
O Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ações de bloqueio químico, os de transmissão para vetores das arboviroses como febre amarela, dengue, zika e chikungunya na localidade de Barra dos Passos. “Essa medida prevê a não ocorrência de novos casos de arboviroses no município, ela segue protocolos pré estabelecidos pelo ministério da saúde”, explicou o coordenador de Vigilância em Saúde Saulo Pacheco.
Nestas situações, por exemplo, está sendo realizado o controle larvário com eliminação e tratamento de focos, concomitante com a utilização de equipamentos de UBV portáteis para nebulização domiciliar nas áreas de transmissão focais delimitadas. “Novas ações em outras localidades do município já foram planejadas junto com o prefeito Rodrigo Viana para os próximos dias, visando o enfrentamento da epidemia de febre amarela que vem acometendo a região sudeste do Brasil”, acrescentou Saulo.
Ainda de acordo com Saulo, o trabalho já foi feito em Monte Café, Serra Almas e Represa. “Essas áreas terão novas ações ampliadas. Outra ação de controle é a vacinação. As equipes de saúde da família estão passando de casa em casa para vacinar as pessoas”, disse.

Link permanente para este artigo: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/aplicacao-de-inseticida-com-ubv-e-mais-uma-acao-contra-o-mosquito-da-febre-amarela-em-trajano/