Alunos trajanenses do CIEP 279 dão bom exemplo de solidariedade

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

Numa inédita ação de solidariedade, os alunos do CIEP 279 Professora Guiomar Gonçalves Neves em Trajano de Moraes desenvolveram nos dias 10, 11, 12 e 13 de Maio, um projeto chamado “Compartilhando a Vida Com Maturidade.” Com a coordenação da professora Lílian Castelani e demais professores, cerca de 100 alunos do Ensino Médio, Curso de Formações de Professores estiveram visitando o Abrigo Santa Terezinha que tem 35 internos, com a finalidade de compreender as características do cidadão da terceira idade.

Segundo a professora Lílian, este projeto visa oportunizar aos alunos do curso de professores a observação de um contexto não escolar, situado no município de Trajano de Moraes. Ainda em suas explicações, ela diz que os alunos observam a rotina dos velhinhos do asilo, aplicam atividades de divertimentos, cantam músicas, abraçam muito os internos passando carinhos e ternuras para aqueles que quase não recebem visitas de parentes. “Nos emocionamos muito com os relatos dos alunos depois de cada visita e isso mostra que o projeto está dando certo.” Analisa a professora Lílian emocionada.

Os alunos durante a visita ao abrigo trajanense, ouvem histórias dos idosos; desenvolvem atividades, de pintura de unha das senhoras, maquiagem e corte de cabelo em todos; fazem doação de material de limpeza, higiênicas, alimentos e roupas; organizam brincadeiras, jogam dominó, xadrez e até baralho. Se tiver no dia um idoso completando aniversário, é realizada uma bela festa surpresa. Ainda no projeto é permitida a presença e uso de máquinas fotográficas para os registros e também postagens nas redes sociais para divulgação além de outras ações que agradam a direção do instituição filantrópica do município.


Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/alunos-trajanenses-do-ciep-279-dao-bom-exemplo-de-solidariedade/

Pular para o conteúdo