ALUNOS DA REDE MUNICIPAL APRENDEM EM TRAJANO QUAIS OS CUIDADOS AO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS

As redes sociais, como Twitter, Facebook e até o novo Orkut já fazem parte do dia a dia de várias pessoas. É fácil esbarrar com alguém indo ou voltando para a escola, trabalho ou apenas caminhando na rua, sempre com o celular nas mãos. De olho nessa geração futuro, a prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou dentro do programa “Saúde para Todos”, em uma das escolas da Rede Municipal de Ensino, uma palestra sobre: Os cuidados ao utilizar as redes sociais.

A palestra foi ministrada pelo psicólogo e ouvidor Clayton Ribeiro, a pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz, e realizada a convite da Coordenação de Atenção Básica para atender uma solicitação da Estratégia da Saúde da Família na localidade de Maria Mendonça – área rural de Trajano de Moraes. “Participaram da ação a enfermeira Renata e as agentes Rita e Uérica. A palestra abordou o tema os cuidados que se deve ter com as redes sociais, e como deve ser o comportamento do usuário e como isso implica na vida não virtual”, explicou Clayton.

De acordo com o psicólogo o público alvo da palestra foram os alunos na faixa etária entre 12 e 15 anos. “Cerca de 50 adolescentes se integraram sobre o assunto. Esse é um tema que ganha dia a dia mais atenção do poder público. É essencial que estejamos atentos a essa mudança e tecnologia na palma da mão. É preciso ficar atentos a algumas regrinhas”, alertou Clayton Ribeiro.

Clayton explicou inda que muitas pessoas pensam nas redes sociais apenas como uma ferramenta para descontração, o que não está errado, desde que tomados os devidos cuidados, principalmente nas horas vagas, para que excessos e fotos inadequadas não prejudique a vida do estudante.

“A palestrante instrui os alunos em especial, a estarem atentos sobre os riscos envolvendo o uso da tecnologia. A exposição fácil a conteúdos impróprios como violência, racismo, ideais extremistas, pedofilia e pornografia e a possibilidade de se estabelecer contatos com pessoas mal-intencionadas e desconhecidas podem trazer problemas para o desenvolvimento futuro”, afirma.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Oliveira, a palestra apresentou conceitos, tendências e exemplos de oportunidades de estudo, pesquisas, etc. “O maior objetivo da palestra é despertar o interesse em empreender pela internet e que abra-se horizontes da mente despertando novas ideias. Que o jovem abra sua mente e não se prenda somente aos programas de relacionamentos como Whatsapp, facebook e instagram. Além de todo os perigos que a internet trás com a exposição excessiva das particularidades das pessoas”, destacou Ana Paula.

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/alunos-da-rede-municipal-aprendem-em-trajano-quais-os-cuidados-ao-utilizar-as-redes-sociais/

Pular para o conteúdo