ALÉM DO TATAME: CRIANÇAS APRENDEM NAS ESCOLAS DE TRAJANO E DISTRITOS LIÇÕES PARA A VIDA PRATICANDO JIU-JÍTSU

Entreter e formar profissionais – tudo ao mesmo tempo! O esporte em Trajano de Moraes ganha cada vez mais adeptos, e vem mudando vidas, sempre com o objetivo auxiliar na formação disciplinar, através da oferta na qualidade de vida. Há pouco mais de uma semana o projeto “Oss na Escola”, está proporcionando as crianças e adolescentes do município e dos distritos um contato direto, porém seguro com o esporte: Jiu-jítsu. A ação tem auxiliado os pais na formação de seus filhos, e melhorado consideravelmente a rotina e disciplina dos participantes de três escolas.

O projeto segue um pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz, através da Coordenação de Esportes da prefeitura. E desde a implantação, na escola de Sodrelândia, Maria Mendonça e Barra dos Passos, a ação tem levado saúde lúdica às crianças e adolescentes, pelo menos três vezes por semana. O prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz, entregaram nas primeiras escolas onde o projeto começou 20 kimonos para os alunos.

Com o decorrer das aulas, o projeto vai poder permitir um acompanhamento mensal e bimestral dos alunos quanto à questão de notas e comportamento escolar. “Aqui a gente trabalha a questão cidadania, de respeito de hierarquia e uma série de valores que não são trabalhados em sala de aula. A gente tenta desvincular aquela visão só do esporte, mas um trabalho com seriedade e responsabilidade, essa é a missão do ‘Oss na Escola’. As aulas de jiu-jítsu para crianças têm por objetivo melhorar a concentração, proporcionar auto-estima, disciplina e saúde com total segurança”, explicou o coordenador de Esportes Alex Pinheiro.

As aulas são aplicadas pelo professor Emanuel Lopes, que carrega no currículo vitórias e participação em campeonatos nacionais. Ele acredita ser o município um celeiro de atletas. “Nossas crianças, jovens e até os adultos só precisam ser lapidados, é como se eles fossem um diamante pronto para brilhar no esporte. Isso é uma questão de tempo, com bastante aula e disciplina. Essa parceria da prefeitura através do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz, tenho certeza que vai mudar muito a vida dos participantes”, disse o professor.

Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, essa modalidade busca fortalecer a relação de amizade entre os pais e os filhos, formar o caráter e possibilitar que a criança atinja a adolescência com seus princípios morais muito bem formados. “Tendo em vista que a criança de hoje, é o formador de opinião de amanhã, um bom professor de Jiu-Jítsu não tem como objetivo formar campeões e sim formar pessoas vitoriosas na vida”, acrescentou Emanuel Lopes.

Em toda aula e atividade há sempre uma relação muito próxima com a realidade do dia-a-dia, preparando as crianças para o futuro com responsabilidade e segurança. Todas as atividades dentro do tatame envolvem um clima de parceria, por conta das posições realizadas, o que desenvolve no aluno o espírito de equipe, valores de amizade e companheirismo. A luta diária não é levada somente ao tatame, mas à vida destes pequenos que estão crescendo e buscando seu lugar ao sol.

“Por as crianças estarem aprendendo como as coisas funcionam, os benefícios são enormes, pois elas não têm certos vícios que nós adultos temos. E os benefícios para as crianças não são apenas físicos, o grande diferencial do jiu-jítsu para as crianças pode ainda ser o benefício psicológico que o jiu-jítsu proporciona, o que ajuda muito na formação de adultos de bom caráter e de bons princípios. Agradeço também ao professor e amigo Luis Lemgruber por ter tido o carinho de incentivar essa pratica esportiva em nossa cidade”, destacou o prefeito Rodrigo Viana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/alem-do-tatame-criancas-aprendem-nas-escolas-de-trajano-e-distritos-licoes-para-a-vida-praticando-jiu-jitsu/